3 de julho – Cartão de crédito – O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgou um vídeo onde critica a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além das redes Renner e Carrefour, e cobra a votação do PL 1166/2020.

O projeto de Lei tem o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) como autor e propõe que a taxa de juros do cheque especial seja fixada em 20%, assim como o rotativo dos cartões de crédito.

Senador Kajuru diz que existe “lobby” contra o PL 1166/2020
Senador Kajuru diz que existe “lobby” contra o PL 1166/2020 (Foto: Ag. Senado)

Leia mais: Suspensão do consignado INSS é aprovada pelo Senado; Confira

PL 1166/2020 pode entrar em votação

No vídeo publicado nas redes sociais, Kajuru diz que é possível que esse PL entre em votação nas próximas semanas.

“Estou aqui nessa semana sabendo que o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM/AP), que não gosta de mim e eu muito menos dele, mas que ele pensa colocar na pauta dos projetos que estão sendo votados nesse período de pandemia, em sessões digitais, os meus projetos com os quais tenho a companhia do senador Álvaro Dias. Um deles: cheque especial, onde eu proponho a diminuição dos juros de 120% para 20%, para os brasileiros. E outro, na mesma proporção, o cartão de crédito, onde os banqueiros ficam cada vez mais ficam milionários”, desabafa o Senador.

De acordo com texto inicial do projeto, o objetivo é de manter a taxa de juros de cheque especial e cartão de crédito em até 20% ao ano até o mês de julho de 2021.

Além disso, o PL também propõe que o limite de crédito disponível para os clientes não seja reduzido até o mesmo mês.

Lobby contra o PL?

Por outro lado, Jorge Kajuru também afirma que representantes da Febraban e das marcas Carrefour e Renner estariam em Brasília para “fazer lobby”.

“Tento me acalmar com esse assunto, mas é muito difícil não me revoltar sabendo que a Febraban está em Brasília negociando com parlamentares e, com certeza, com o presidente do senado, Davi Alcolumbre, e mais as empresas Carrefour e Renner”, afirma Kajuru.

No post feito junto ao vídeo, o senador pelo estado de Goiás diz que “é difícil não perder a linha com um lobby como esse”.

O que é fazer lobby?

Fazer lobby nada mais é do que exercer pressão sobre alguém em prol de interesses próprios. Na política, grupos civis ou empresas podem pressionar parlamentares da Câmara dos Deputados ou do Senado a fim de votarem a favor ou contra um projeto em pauta.

Leia ainda: EC 107: Câmara e Senado definem adiamento das eleições municipais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui