A existência ou não de negativação de um dado consumidor é um dos fatores avaliados na análise de crédito para solicitação de empréstimo. No entanto, ele não é o único critério. Nesse contexto, o score de crédito no SPC e Serasa assume um papel importante. A pontuação de crédito consiste em uma espécie de histórico do comportamento financeiro; desse modo, a partir dessa análise, quanto mais elevada for o score, maior facilidade na obtenção de crédito. Contudo, pode acontecer de alguém ter pontuação alta e, mesmo assim, ter o pedido de crédito recusado. Confira, portanto, nesta quinta-feira (6), os supostos motivos para tal.

Leia ainda:Quanto de score de crédito no SPC e Serasa é suficiente para obter financiamento? Confira

Score de crédito no SPC e Serasa é alto mas empréstimo foi recusado?
Score de crédito no SPC e Serasa é alto mas empréstimo foi recusado?

Entenda por que alguém com alto score de crédito no SPC e Serasa pode ter o empréstimo negado

Geralmente, quando uma pessoa solicita empréstimo em um banco ou instituição financeira, a empresa efetua uma análise de crédito. E, inquestionavelmente, vai averiguar junto não apenas se existe alguma negativação, mas também o score de crédito no SPC e Serasa.

Normalmente, como já apontado, quanto mais elevado for o score do indivíduo diante desses órgãos, mais alta é a probabilidade de conseguir o empréstimo. Aliás, não só a obtenção do crédito em si, mas também juros menores e condições de pagamento mais favoráveis.

Leia ainda:Conheça 3 empresas que oferecem cartão de crédito virtual

Contudo, por quais razões, então, um indivíduo com um score elevado e nome limpo pode ter seu pedido de crédito recusado? É o que será explicado adiante.

Quais são os elementos que podem influenciar na solicitação de crédito?

Uma pessoa pode ter o nome limpo e o score alto. Entretanto, caso a sua renda não seja classificada como alta o suficiente para dar conta do montante do empréstimo requerido, ele será sofrerá a recusa.

Assim sendo, se porventura a parcela de pagamento do empréstimo abocanhar uma porção muito volumosa dos rendimentos habituais do solicitante, a probabilidade é a instituição financeira se negar a conceder o crédito.

Ademais, se um consumidor cometer um erro na ato do preenchimento do cadastro ou da proposta de empréstimo, o sistema vai entender isso como sendo uma divergência de informações, e então recusará a solicitação.

Finalmente, se um certo consumidor tiver poucas contas de pagamento registradas em seu CPF, o mercado terá escassas informações a seu respeito, sobre o seu comportamento financeiro. Isso, por conseguinte, poderá prejudicar a realização de uma análise de crédito mais completa e robusta.

A política de concessão de crédito

Certamente, ter um elevado score de crédito no SPC e Serasa auxilia demais nesse processo. Contudo, esse dado por si só não serve para assegurar, em absoluto, a obtenção do empréstimo.

Inegavelmente, é um critério importante, uma vez que dá uma ideia aproximada do comportamento financeiro do consumidor, do perfil do solicitante do crédito. Todavia, ele é somente um dos fatores da análise.

Leia ainda:Como consultar o CPF no SPC e Serasa de modo gratuito?

Ademais, há vários critérios internos que uma companhia pode incorporar em sua análise. Dessa maneira, tudo o que se pode fazer é permanecer pagando todas as contas rigorosamente em dia e ter paciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui