O score de crédito no SPC e Serasa é um método de avaliação de risco de inadimplência no oferecimento de crédito pelo mercado. Para tanto os órgãos de proteção ao crédito se valem de modelos estatísticos. A ferramenta aponta uma tabela que vai até 1000 pontos. Quanto mais alto o score, menores as chances de inadimplência.

No entanto, como será que funciona o cálculo para se chegar a essa pontuação? Confira adiante.

Leia ainda:Quanto tempo o nome fica no SPC e Serasa? Confira

O cálculo do score de crédito no SPC e Serasa

score de crédito no spc e serasa cálculo
Entenda como funciona o cálculo do score de crédito no SPC e Serasa. Fonte da imagem: Serasa Experian/Reprodução

Essencialmente os critérios usados no cálculo do score de crédito no SPC e Serasa estão relacionados com aspectos como: o histórico de dívidas do consumidor, se houve alguma negativação e por quanto tempo, se há empréstimos em aberto e se são de longo prazo, o tamanho do débito em aberto e se a pessoa faz muitos pedidos de crédito e assim por diante.

Leia ainda:Negativados no SPC e Serasa podem parcelar empréstimo em até 60 vezes; saiba mais

Posteriormente partindo-se desses dados, uma série de variáveis são cruzadas até que se chegue à pontuação final para cada perfil.

Contudo, além desses fatores, outros também de caráter pessoal, podem influenciar nessa pontuação, como as contas pagas rigorosamente em dia, a renda auferida, a idade, os hábitos de compra, o fluxo de caixa (rendimentos fixos e variáveis) de pessoas jurídicas, a conta de banco, bandeira do cartão de crédito entre outros.

Aliás essa pontuação de crédito para o consumidor vai de 0 a 1000. De 0 a 300 significa um elevado risco de inadimplência, ou seja, de o eventual devedor não pagar as dívidas. Mas de 300 a 700 esse risco é considerado médio. Por fim, de 701 a 1000, esse risco é classificado como baixo.

Sem dúvida, dívidas menores pesam muito menos que dívidas maiores. Quando a conduta financeira do consumidor é boa, a pontuação vai aumentando. Por outro lado, quando essa conduta é descuidada, a pontuação diminui.

A queda no score durante a pandemia

Nesse cenário de pandemia o score dos consumidores em geral sofreu uma dura queda. Com efeito, a paralisação das atividades impactou muito a economia e, por conseguinte, a renda e a estabilidade financeira de muitos consumidores.

Dessa forma, o impacto de perda de renda na pandemia foi enorme. Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego foi de 10,7% para 12,4% entre os meses de maio e junho, e a quantidade de trabalhadores afastados do trabalho atingiu a marca de 14,8 milhões no mês de junho, dos quais 7,1 milhões estavam carentes de qualquer remuneração.

Como consultar e aumentar o score

A princípio para consultar o score de crédito no SPC e Serasa basta acessar o respectivo site ou aplicativo dos birôs de crédito e fazer um cadastro, tudo isso gratuitamente.

Leia ainda:Cartão de crédito Neon pode ou não ser fornecido a negativados?

Para melhorar essa pontuação, a recomendação é pagar as contas em dia, não pedir crédito demais e com muita frequência e manter os dados atualizado nos birôs de crédito. Além disso, abrir o Cadastro Positivo também contribui positivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui