31/07/20 – Empréstimo ou financiamento – Desfrutar do auxílio de produtos ou serviços relacionados a crédito financeiro é uma das estratégias mais comuns para se atingir um dado objetivo. Todavia, dada a variedade de alternativas disponíveis no mercado, pode ser árduo escolher aquilo que é melhor para um determinado propósito, se empréstimo ou financiamento.

Ambas possuem finalidades muito similares. Contudo, seus esquemas de funcionamento são bem diferentes e é essencial compreender o intuito de cada um.

Leia ainda:Empréstimo online do Paraná Banco dispensa consulta ao SPC e Serasa

Empréstimo ou financiamento como modalidades de crédito

empréstimo ou financiamento crédito
Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença antes de solicitar crédito. Fonte da imagem: Freepik

Independentemente de empréstimo ou financiamento, os dois consistem em uma modalidade de crédito com objetivo relativamente parecido. Com efeito, o solicitante demanda um determinado valor a uma banco e, posteriormente, deverá pagar em parcelas, geralmente com juros.

Leia ainda:Portal INSS: veja aqui como solicitar e acompanhar benefícios de forma prática e rápida

No entanto, apesar de ambos envolverem a solicitação de crédito a uma instituição financeira, é no modo de conseguir esses produto que as duas modalidades se distinguem.

Qual a diferença entre essas duas modalidades de crédito?

Uma das mais relevantes diferenças entre empréstimo ou financiamento reside no tipo de informações que se necessita fornecer, para a a análise do pedido; também na garantia que o banco requer para diminuir o risco de inadimplência.

Além disso, o financiamento, por exemplo, é bastante utilizado para a compra de carros ou casas. Caso a parcelas não sejam pagas, o banco pode entrar na justiça para tomar o veículo ou o imóvel e reduzir o seu prejuízo.

Por outro lado, normalmente o empréstimo não exige nenhuma garantia. Basta efetuar o pedido, entregar os documentos e aguardar a análise de crédito.

Dicas para quem pensa em empréstimo ou financiamento

A dica mais relevante de todas dica para aqueles que desejam contratar serviços de empréstimo ou financiamento está relacionada às restrições no CPF. Salvo exceções, de modo geral as instituições financeiras não costumam ceder crédito a negativados.

É igualmente necessário ter cautela com o tipo de serviço que se intenciona contratar, não importa se se trata de empréstimo ou financiamento.

Leia ainda:Empréstimo Nubank: como pedir, quais as condições e juros

Os juros elevados podem trazer dificuldades no momento de se planejar o pagamento das parcelas. Nesse caso, é interessante buscar as alternativas com juros mais em conta. Além disso, deve-se pagar o valor em dia, para não haver incidência de juros.

Um modo de fazer um planejamento financeiro para solicitar crédito com juros mais reduzidos e maior probabilidade de aprovação é utilizar serviços como o do Serasa Experian, que fornece informações a respeito dos hábitos de consumo e de pagamento de contas às companhias financeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui