Tem acontecido muito se ouvir de beneficiários de programas sociais e trabalhistas do governo afirmação de que o dinheiro sumiu do Caixa Tem. Mas, por qual razão isso acontece? Explicaremos o assunto em detalhes aqui.

Sim, é possível que o dinheiro simplesmente não esteja disponível do Caixa Tem. Mas, isso não quer dizer que ele foi roubado ou o próprio governo tenha tomado de volta o crédito inicialmente depositado na poupança digital.

Contudo, ações criminosas não devem ser descartadas. Antes de acionar a Caixa Econômica Federal ou algum órgão responsável pelo benefício, é necessário entender o principal motivo que faz com que o dinheiro não seja vista na poupança digital criada pela CEF.

Dinheiro sumiu do Caixa Tem? Entenda as razões para isso acontecer
Dinheiro sumiu do Caixa Tem? Entenda as razões para isso acontecer (Foto: Freepik.com)

Leia mais: Calendário Bolsa Família de outubro: confira datas de pagamento da 7ª parcela

Dinheiro sumiu do Caixa Tem? Entenda o que pode ter acontecido

Para ter certeza de que seu dinheiro não sumiu de verdade, primeiramente se deve conferir o extrato da conta poupança e procurar por uma sigla de transação chamada “TR VLX CX”.

Essa sigla significa simplesmente que o dinheiro foi transferido automaticamente pela Caixa para a conta corrente cadastrada, pelo próprio beneficiário, no ato da inscrição para receber o benefício de auxílio emergencial ou FGTS.

Isso porque, todo o saldo não utilizado até a data de saque estipulada no calendário é transferido automaticamente pela Caixa Econômica.

A explicação foi feita pela vice-presidente da CEF, Tatiana Thomé, afirmando que é comum transferências de valores residuais.

“(…) o saldo que você não utilizou migra automaticamente para a conta em que você recebeu a primeira parcela. Então ele não sumiu, ele está disponível”, explicou, assim, a vice-presidente da Caixa.

Também é possível saber em qual data vai haver a transferência automática através do site ou aplicativo do auxílio emergencial, na função ‘consultar solicitação’.

Portanto, o cidadão deve conferir a sua conta corrente para ter certeza de que o dinheiro, de fato, não sumiu, mas foi devidamente transferido.

Leia também: Saque emergencial FGTS nascidos em agosto já está disponível para pagamentos

Fraudes não são descartadas

Outra possibilidade, porém essa em menor escala, é de que o dinheiro realmente tenha sumido devido à ação de hackers e estelionatários que utilizam o CPF de beneficiários e acessam indevidamente o recurso, agindo, portanto, de forma criminosa.

Neste caso, o usuário precisará comparecer a uma agência da Caixa para denunciar o desaparecimento fraudulento dos valores repassados.

Contudo, repetimos, a maioria dos casos nos quais há reclamações sobre sumiço do dinheiro no Caixa Tem estão relacionados à transferência automática para conta corrente pessoal.

Leia ainda: Como saber a data do pagamento do meu benefício INSS? Confira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui