Clássica mousse de chocolate: receita que vai deixar suas visitas impressionadas!

Veja agora mesmo como fazer essa incrível receita

Anúncio


Quem não gosta de uma mousse de chocolate bem feita? De fato, essa é uma sobremesa perfeita para todas ocasiões, fácil de fazer e agrada a todos. Apesar de existirem muitas versões dessa receita, hoje, 11 de março de 2022, o Cozinha Fácil te ensina a tradicional receita de mousse de chocolate incrivelmente gostoso, que além de ser fácil, serve 6 porções. Ficou curioso(a)? Leia na íntegra e aprenda a fazer!

Leia também: Salada de macarrão com atum: o prato perfeito para um jantar leve

Mousse de chocolate

De origem francesa, a mousse é a versão mais popular de uma receita do século 19 famosa como espuma, que era uma mistura de ovos utilizada tanto em receitas salgadas, quanto em doces. A história mais aceita da origem da receita dessa espuma com chocolate é a que o artista francês Henri Toulouse-Lautrec adicionou chocolate amargo a essa mistura de ovos e a chamou de ‘maionese de chocolate”. Com o passar do tempo, essa receita foi modificada ao longo dos anos e hoje é chamada de mousse de chocolate. Sendo assim, uma sobremesa leve e cremosa, que pode ter outros sabores além do chocolate.

Ingredientes da receita

Para fazer essa receita clássica de mousse de chocolate, você precisará de:

1 lata de creme de leite,

Continua depois da publicidade

200g de chocolate meio amargo,

Continua depois da publicidade

3 claras,

3 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo da mousse de chocolate

Clássica mousse de chocolate: receita que vai deixar suas visitas impressionadas!
Clássica mousse de chocolate: receita que vai deixar suas visitas impressionadas! Foto: Canva Pro.

Em banho-maria, aqueça o creme de leite. Em seguida, pique o chocolate meio amargo e adicione ao creme de leite já aquecido, mexa até que a mistura fique homogênea. Para fazer a base da mousse, separe outra panela em fogo baixo e coloque as 3 claras e o açúcar, com a ajuda de um fouet ou de um garfo, mexa essa mistura sem parar , lembre-se de tirar a panela do fogo por alguns instantes e continue batendo, isso impede que os ovos cozinhem. Então, quando essa mistura estiver bem branquinha e aerada, a transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos, até que o creme dobre de volume.

Clássica mousse de chocolate: receita que vai deixar suas visitas impressionadas!
Clássica mousse de chocolate: receita que vai deixar suas visitas impressionadas! Foto: Canva Pro.

Por fim, misture o creme com chocolate, faça movimentos leves com uma espátula para incorporar esses dois cremes. Assim, a mousse não perde ar e mantém a leveza. Você pode tanto guardar a mousse em um refratário grande, quanto separá-la em pequenas taças antes de refrigerar a sobremesa, depende de como você prefira servir. Após 3 horas na geladeira, a mousse estará pronta para ser consumida.

Dica do Cozinha Fácil

Decore sua mousse quando for servir, você pode colocar cerejas, chantilly e raspas de chocolate amargo. Sendo assim, é possível também dobrar a receita acima e colocar chocolate branco ao invés do meio amargo. Desse modo, você pode ter uma mousse duo, feita com chocolate branco e preto.

Por fim, gostou de aprender como fazer mousse de chocolate incrivelmente gostoso? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Salpicão de frango com creme de leite: aprenda como fazer essa delícia em 01 hora

Receita de Brownie de NESCAU

Carregando comentários aguarde...
...