O que fazer quando a TAG de cobrança automática não funcionar no pedágio?

Saiba o que fazer quando isso acontece e evite acidentes!

Anúncio


Os pedágios podem acabar sendo um incomodo muito grande por conta das filas enormes e a necessidade de portar moedas. Para evitar isso, muitos optam por serviços de cobrança automática, como o Sem Parar e o ConectCar que fazem a cobrança automática em seu cartão de crédito ou através de recargas. Mas e se a TAG não funcionar? Veja hoje, 12/01 aqui no Lar Doce Lar.

O que é o TAG de Cobrança?

A princípio, a TAG nada mais é do que um dispositivo que funciona como um sensor. Ele é colado no para-brisas do seu veículo e ao passar pelo ponto de pedágio, é acionado. Nesse caso, o valor a ser pago, será cobrado em seu cartão de crédito ou irá debitar do seu saldo, que é obtido através de uma recarga feita de forma pré-paga.

Entretanto, não é muito incomum a falha desses itens ao chegar na cancela.

Pedágio
O que fazer quando a TAG de cobrança automática não funcionar no pedágio? Foto: Canva Pro

Leia também: Looks perfeitos para pegar estrada de carro: veja os melhores

O que fazer quando o TAG falhar?

Caso isso aconteça uma falha na leitura do dispositivo. O recomendado é o motorista ligar o pisca-alerta do automóvel e aguardar a chegada de funcionário do pedágio até o local. O mesmo irá verificar qual foi o motivo da falha e irá liberar a cancela para a passagem do veículo.

Continua depois da publicidade

Lembrando que, ao tentar passar pelo pedágio e furando o bloqueio e passando pela cancela sem autorização. Pode acabar acarretando em uma multa grave, no valor de R$127,69 e 4 pontos na carteira.

Continua depois da publicidade

Mantenha o cuidado ao chegar no pedágio

Lembre-se que ao chegar na cancela, há riscos de ocorrer acidentes. Por isso, a Agencia de Transporte do Estado de São Paulo, recomenda que os motoristas fiquem sem atentos ás normas de segurança. Mantendo sempre os cintos de segurança acionados e as crianças sentadas nas cadeirinhas.

Ao passar pela área de cobrança, mantenha a velocidade o mais próximo possível do que está descrito na sinalização. Isso por que, caso você reduz demais e trafegue por uma velocidade muito baixa, há riscos de colisão traseira. No entanto, caso esteja rápido demais, é possível que não dê tempo do dispositivo fazer a leitura e abrir a cancela, podendo vir à colidir o seu veículo contra a cancela.

Não é somente em pedágios!

O Sem Parar e o ConectCar, são os serviços de pagamento eletrônico para motoristas mais populares do Brasil.

Ao utilizar esse serviço, não é necessário parar completamente o veículo para pagar. Entretanto, não é apenas nas rodovias, mas também para quem frequenta estacionamentos de shoppings.

Pedágio
O que fazer quando a TAG de cobrança automática não funcionar no pedágio? Foto: Canva Pro

Em último lugar, lembre-se da segurança

Por fim, saiba que o ideal é sempre manter uma distancia de no mínimo 30 metros do carro que está a sua frente. Isso por que, caso aconteça algum problema que impossibilite o carro da frente de passar, você poderá simplesmente sinalizar e passar para cabine do lado. Agilizando assim o tráfego dos pedágios.

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...