queijos mais consumidos no Brasil
Confira os queijos mais consumidos no Brasil (Imagem: envatoElements)

Se tem um alimento que é popular, saboroso e ainda colabora com a saúde é o queijo. Ele, além de ser um ótimo acompanhamento, pode ser acessível e ao mesmo tempo requintado, e sua variedade impressiona, podendo agradar a todos. Então, que tal conhecer os queijos mais consumidos do Brasil e seus benefícios?

O queijo existe há no mínimo 6 mil anos. No entanto, onde ele se originou não se sabe ao certo. Mas o que é um fato, é o seu sucesso ao redor do mundo. Essa delícia possui diversas formas de fabricação, que vão desde artesanais até industriais, cada uma com um sabor diferente que agrada a muitos.

Leia também: Milho Verde: confira hoje os benefícios desse alimento para a saúde

Queijos mais consumidos no Brasil

Que o Brasil é um dos países que mais se consome essa iguaria, é fato. Mas, você sabe quais os tipos de queijo que saem em disparada no consumo dos brasileiros? Nós iremos lhe mostrar.

Parmesão

Nascido em Minas Gerais, o queijo parmesão é tipicamente brasileiro. Ele é nada mais, nada menos que uma adaptação do queijo do reino. O seu nome vem do seu formato arredondado que se assemelha bastante a um prato. Em contrapartida, atualmente ele é vendido em um formato quadrado, facilitando o corte do produto.

Portanto, é um dos queijos mais consumidos no Brasil, já que ele é uma grande fonte de proteínas de alta qualidade. Nessas proteínas são encontrados os aminoácidos essenciais para manter a saúde dos tecidos do corpo, como a pele, a unha e o cabelo. Esse queijo é também uma fonte de cálcio, que é benéfico para os dente e ossos.

Muçarela

Esse é realmente o queijo mais consumido em disparada. O queijo Muçarela ou “mozzarella” verdadeiro teve seu início na Itália e é feito a base leite de búfala, no formato de pequenas bolas que são conservadas em soro. No entanto, no Brasil é um pouco diferente, sempre que citamos o queijo muçarela nos lembramos da pizza, mas ainda assim fica saboroso para uso em lanches e outras receitas.

Esse queijo possui boa quantidade de Fósforo, que serve para auxiliar o corpo humano a absorver o Cálcio dos diversos alimentos. Também contribui para uma ótima digestão e bom funcionamento dos rins.

Parmesão

O tradicional queijo Parmigiano Reggiano surgiu no Vale do rio Pó, há cerca de 800 anos. Produzido a base de leite de vaca, passou a ser refeito em várias regiões do mundo e é especialmente um dos queijos mais consumidos no Brasil. Possui um sabor levemente adocicado e ao mesmo tempo picante, com isso é um ótimo acompanhamento para para massas e risotos.

Seu consumo é benéfico para a saúde, ele é fundamental para a saúde óssea do corpo. Além disso, uma pequena quantidade do nutriente atua na contração muscular, inclusive a cardíaca e vascular, na transmissão do impulso nervoso e secreção glandular.

Cheddar

O cheddar também está na lista dos queijos mais consumidos no Brasil e é muito popular, vendido nos supermercados, é um queijo processado, e sua criação é americana. Produzido a partir de leite de vaca, ele é curado por doze a dezoito meses até adquirir uma boa consistência.

Esse queijo é rico em cálcio, proteínas e vitaminas A e B12. Cerca de 50 gramas de cheddar contam 36% das necessidades diária de cálcio, 26% dos valores recomendados de proteínas e 22% das necessidades de vitamina A diária.

Minas

O queijo minas tipicamente brasileiro, é um queijo branco feito a partir da coagulação do leite. Ele é um queijo fresco, sem maturação e de validade mais curta, com uma consistência bem macia e sabor leve. É um potente aliado das dietas, pois é uma excelente fonte de cálcio, proteínas e vitaminas, esse queijo é o mais saudável por conter menos gordura.

queijos mais consumidos no Brasil
Confira os queijos mais consumidos no Brasil (Imagem: EnvatoElements)

Enfim, esses são os queijos mais consumidos no Brasil e alguns dos seus benefícios para a saúde, agora basta escolher qual o melhor para você e saborear!

Veja ainda: Descubra hoje quais as frutas de cada estação e economize nas suas despesas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui