Como higienizar ovos corretamente: aprenda como fazer e evitar contaminações

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Quando fazemos compras, o ideal é limpar os objetos e alimentos antes de armazená-los. Tendo isso em vista, hoje, dia 09/08/2020, o Blog Cozinha Fácil do Tecno Notícias está no nordeste para te apresentar algumas dicas interessantes e fundamentais de como higienizar ovos corretamente.

O processo de limpeza dos ovos diminui o risco de contaminações por sujeiras e bactérias presentes na casca. Além disso, muitas vezes não sabemos qual a procedência do alimento; então, todo cuidado é pouco.

Veja também: Aprenda de uma vez por todas como preparar o arroz integral corretamente

Como higienizar ovos corretamente: aprenda como fazer e evitar contaminações
Como higienizar ovos corretamente: aprenda como fazer e evitar contaminações – Imagem: Divulgação iStock

Aprenda, portanto, como higienizar ovos corretamente e a forma ideal de armazenamento. Afinal de contas, a casca do ovo é frágil e se o alimento não for colocado de forma correta na geladeira, você pode ter alguns prejuízos e nós não queremos isso!

Saiba como higienizar ovos corretamente

O ovo é o segundo alimento mais completo, o primeiro é o leite materno. Incrível, não é mesmo? O alimento é rico em vitaminas, minerais e proteína. Além disso, o ovo de galinha ajuda a emagrecer, é muito benéfico para o cérebro e para as gestantes.

Continua depois da publicidade

Desse modo, o ovo faz parte da culinária brasileira e integra inúmeras receitas. Porém, é fundamental saber manusear corretamente, principalmente em tempos de Coronavírus, pois não se sabe a procedência do alimento, bem como quem o manuseou.

Continua depois da publicidade

Então, algumas dicas para higienizar ovos corretamente são:

  • Lave os ovos com água e sabão de forma delicada em água corrente;
  • Não deixe os ovos de molho, pois a casca contém pequenos poros e caso ela esteja contaminada, pode levar contaminação para dentro do ovo;
  • A limpeza pode ser feita também com papel toalha para retirar resquícios de fezes (mas a lavagem com água e sabão não deve ser substituída);
  • Em geral, retire os ovos da embalagem que chegam, lave-os e coloque em uma vasilha limpa e com tampa, e os condicione em local arejado, na geladeira. Somente evite o local destinado para os ovos (geralmente na porta da geladeira), pois pode fazer com que eles se quebrem.
higienização dos ovos (imagem Pinterest)

Portanto, o principal cuidado com os ovos em termos de higienização é limpá-los de forma eficiente, a fim de que sejam evitados quaisquer tipos de contaminações e consequentes doenças. Lembrando que no momento da manipulação do alimento para consumo, as mãos também devem estar bem higienizadas previamente.

Leia ainda: Benefícios do grão-de-bico para o corpo: saiba como introduzir na alimentação

Outros cuidados relativos aos ovos

Além de lavá-los corretamente, não se deve consumir ovos crus ou mal cozidos, bem como mal preparados, pois existe uma bactéria que pode estar presente no ovo, tanto na casca, quanto na clara: a salmonella.

Presente em cerca de 1% dos ovos de galinha, os efeitos mais conhecidos da salmonelose são diarreia, vômito e febre. Por isso, todo cuidado é pouco, pois não tem como prever se o ovo está ou não contaminado.

Portanto, higienizar ovos corretamente e prepará-los de forma adequada são os pontos principais para que seja possível aproveitar todos os benefícios desse alimento tão rico e delicioso!

Confira agora: Os benefícios do alho para a saúde: saiba como usar esse alimento poderoso

Carregando comentários aguarde...
...