Delicadeza em cores! Saiba como cuidar de boca-de-leão

Veja quais são os cuidados com a plantinha boca-de-leão!

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

Chamada cientificamente de Antirrhinum majus, a Boca de leão é uma planta herbácea que possui um ciclo de vida anual. O seu nome popular se dá pelo fato de que, quando suas flores são apertadas, ficam com uma aparência semelhante à boca de um felino. Para lhe ajudar a cuidar melhor da sua plantinha, hoje, 03 de dezembro de 2021, aqui na Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como cuidar de boca de leão! Leia o artigo e confira!

Sobre a flor

Originária da região mediterrânea da África, mas também da Europa, seu nome popular deve-se ao fato de que, quando uma de suas flores é bem prensada, ela se abre como uma boca e se fecha novamente ao ser liberada. Você pode encontrar diferentes variedades de dente de leão, o tamanho e a cor da flor são diferentes, pode ser vermelho, rosa, roxo, branco, amarelo, laranja ou tom médio.

Esta planta, tão atraente e sedutora para os insetos, atrai também a atenção de muitos curiosos, adultos e crianças, que ficam fascinados pela sua forma, além da forma como estrangula os insetos de lado, embora estejam sempre a acariciá-los com delicadeza.

Abrindo os seus botões, é como um “leão” abrindo suas bocas. Seu nome científico é Antirrhinum majus. Se estudarmos a definição ou transliteração dessa etimologia, veremos que seu sentido literal se refere até mesmo ao focinho, levando a uma interpretação livre do nariz ou focinho do leão, justificando assim o nome de “boca de leão”.

Cultivo

Como cuidar de boca-de-leão. Foto: Canva Pro.
Como cuidar de boca-de-leão. Foto: Canva Pro.

As sementes podem ser colocadas no solo em uma profundidade de 0,5 (meio) centímetro. Semeie no local definitivo ou em sementeiras. Sua germinação leva de uma a três semanas e é  muito favorecida por noites frias. O espaçamento recomendado entre as plantas é de 15 a 30 cm.

Continua depois da publicidade

Seu solo deve ser bem drenado e fértil, rico em matéria orgânica. Além disso, prefira plantá-las em temperaturas mais amenas, sem extremos – tanto para frio quanto calor, visto que não suporta geadas nem mesmo cresce bem em altas temperaturas.

Quanto à irrigação, é muito importante não deixar acumular água no prato nem na superfície, assim como não deve ficar com o solo encharcado. Irrigue o boca-de-leão de forma a manter o solo sempre úmido e, até que as sementes brotem. Deve regá-lo todos os dias, de preferência ao cair da noite.

Em relação à poda, procure fazê-la de forma periódica, podando a ponta dos caules quando a planta estiver com seis folhas. Sempre que as folhas murcharem, procure retirá-las do caule, dessa maneira você as manterá saudáveis e fará com que outras folhas possam brotar.

Delicadeza em cores! Saiba como cuidar de boca-de-leão
Delicadeza em cores! Saiba como cuidar de boca-de-leão. Foto: Canva Pro

Curiosidades

Esta é uma flor muito procurada para a decoração, possuindo também inúmeras capacidades de melhorar doenças, como por exemplo: reumatismo, problemas digestivos e a ação diurética.

Por conta de sua ação anti-inflamatória, é utilizado em todas as inflamações, como úlceras na boca. Também externamente, é eficaz no eritema. Além de acalmar queimaduras solares. Na medicina, as folhas são usadas (para serem colhidas na primavera antes da floração) e as flores recém-chocadas (mas não recolhem o copo). Estes produtos devem ser secos e depois utilizados como infusões.

Veja mais: Como Cultivar Manjericão Em Casa: Veja Agora Como Fazer Essa Horta.

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Carregando comentários aguarde...
...
...