Descubra como plantar arruda com o galho

Confira algumas dicas para ter essa planta medicinal na sua casa

Anúncio


O que você vai saber!

Continua depois da publicidade

A arruda é uma planta originária do sul da Europa, sendo conhecida popularmente por espantar o mau olhado. Para além das crenças, a arruda tem diversas propriedades que contribuem para a manutenção da saúde humana. Devido a importância dessa planta, nós te ensinaremos hoje como plantar arruda por meio do seu galho para que você possa desfrutar dos benefícios dessa verdinha no quintal da sua casa, aqui no Lar doce lar.

Benefícios da arruda

Como plantar arruda por meio do seu galho.
Como plantar arruda por meio do seu galho. Foto: Canva pro

Veja também: Como cultivar laranja em casa: tenha frutas deliciosas com essas dicas

Para quem não sabe “arruda” é uma palavra derivada do grego que significa “salvador”, fazendo referência às propriedades medicinais da planta. Não é atoa que essa planta é uma ótima alternativa para o tratamento de sarnas humanas e até problemas circulatórios. Além dos benefícios à saúde, a arruda também é um excelente inseticida e vermífugo.

Como cultivar arruda?

Há diversas formas de realizar o plantio da arruda: por semente, estaquia e divisão. Pois, no caso do plantio por estaquia, você terá que cortar um galho de até 10 cm de um pé de arruda adulto. Para realizar o plantio desse galho você precisará de um vaso, camada de drenagem e substrato.

Como é uma planta que pode crescer até um metro de altura é importante escolher um vaso de tamanho médio com furos no fundo para permitir a passagem da água. Após escolher o vaso, é só adicionar a camada de drenagem no seu fundo. Para isso você pode utilizar brita ou argila expandida que são materiais que vão permitir que a água passe sem resistência.

Continua depois da publicidade

O solo mais adequado para o plantio da arruda é aquele a base de calcário com boa drenagem e pH 7 e 7,5. Apesar de se desenvolver melhor em solos alcalinos, também é possível realizar o plantio da arruda solos menos férteis e mais ácidos.

Em relação a irrigação, é importante que seja realizada com frequência, sobretudo no período inicial. Ao passar dessa fase, as regas podem ser feitas mais espaçadas quando o solo estiver seco. Além disso, procure posicionar a arruda em um local que recebe a luz solar direta por pelo seis horas para que assim a planta cresça bonita e saudável.

No caso da arruda, a colheita pode ser feita de 90 a 120 dias após o plantio. Então, lembre-se de na hora da colheita utilizar luvas ou tesouras adequadas para evitar o contato da planta com a pele. Isso porque quando em contato a folha pode causar manchas denominadas fitofotodermatose.

Cuidados especiais

Como plantar arruda por meio do seu galho.
Como plantar arruda por meio do seu galho. Foto: Canva pro

Por fim, lembre-se de manter a sua arruda longe do alcance de animais de estimação e criança pois podem ser tóxicas para eles a depender da quantidade ingerida.

Veja também: Como eliminar ácaros do colchão – Faça a limpeza correta sem muito esforço ~ Cozinha Fácil

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza – YouTube

Carregando comentários aguarde...
...