Como evitar Musgos nas pedras do seu jardim? Veja agora mesmo

Musgos: o que são?

Os musgos são pertencentes ao grupo de plantas denominadas Briófitas. São plantas pequenas e sem sementes que, normalmente, se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. Muito pequenos e, às vezes, invisíveis a olho nu, se desenvolvem muito próximo uns aos outros, formando uma esteira espessa. Isso é o que pode estar acontecendo em seu jardim. Para lhe ajudar, hoje, terça-feira, 16 de novembro de 2021,, aqui na Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como evitar musgos em pedras do seu jardim! Leia o artigo e confira!

Ambientes favoráveis aos musgos

Entenda sobre o ambiente mais propício à reprodução

Como tapetes aveludados no chão, os musgos podem ter diferentes cores. De coloração verde, podem crescer em árvores e nas pedras.

O musgo de turfa, são mais conhecidos por crescerem em trechos de pântano, próximos a lagos entre outros lugares úmidos. Podem ser vermelho, alaranjado ou marrom.

Os  musgos do granito ou das pedras crescem em rochas de regiões frias. Normalmente, costumam ser marrom-avermelhados ou pretos.

Como evitá-los

Como evitar musgos nas pedras. Foto: Canva Pro.
Como evitar musgos nas pedras. Foto: Canva Pro.

Para evitá-los da melhor forma, é preciso analisar as causas do seu aparecimento. Como dito anteriormente, musgos preferem ambientes úmidos e sombreados. Portanto, esses fatores precisam entrar em atenção!

  • Solo encharcado: suas plantas precisam de irrigação, no entanto mantê-las sempre muito molhadas é perigoso. Além de arriscar as raízes apodrecerem, os musgos podem aparecer em maior quantidade e de forma mais rápida;
  • Sombra: o musgo sente-se muito mais à vontade na sombra, portanto evitá-las é sempre uma ótima opção;
  • Folhas secas: sobretudo na estação mais fria, com o aumento da umidade, a consequência é um crescimento mais forte de musgos em seu jardim, então é importante ter este cuidado;
  • Cuidado durante a poda: deixar a relva muito curta torna-a mais fraca e vulnerável  ao crescimento de plantas indesejadas.

Como eliminá-lo de forma permanente

Descobrindo a razão do seu surgimento, em primeiro lugar, é importante eliminá-la.

Após isso, pode-se entrar com um produto fitossanitário para eliminação permanente. Estes produtos combatem o musgo enquanto fortalecem a relva. A aplicação deve ser feita de forma uniforme na relva úmida, dois a três dias após o corte.

Para a proteção futura das pedras, é possível impermeabilizá-las, o que criará uma barreira contra o crescimento destas plantas, mantendo porém, o nível correto de transpirabilidade do material.

Dica caseira para evitar musgos nas pedras do jardim

Misture uma solução de lixívia diluída em água, na proporção de uma medida de lixívia para 9 medidas iguais de água fria. Aplique em toda a superfície com a ajuda de um esfregão. (Durante o preparo, utilize luvas e máscaras de proteção).

Veja mais: Vasos Autoirrigáveis, Vale A Pena Ter? Veja Como Funciona.

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.