Saiba agora quais as melhores plantas rasteiras para cultivar no frio

Plantas rasteiras podem ser cultivadas no frio?

Anúncio


Conhecidas também como plantas cobre-solos, são espécies que após a germinação cobrem toda a superfície, formando uma espécie de tapete no jardim. No entanto, são menos as variedades que podem ser cultivadas em locais frios. Para ajudar com isso, hoje, 05/12/2021, aqui no   Lar doce lar do Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre quais as melhores plantas rasteiras para cultivar no frio! Leia o artigo e confira!

Como escolher suas plantas rasteiras

Para tomar a decisão certa na escolha das plantas para seu projeto paisagístico, uma dica é pensar prós e contras entre os tipos de plantas. Por conta disso, seguem algumas principais vantagens e desvantagens das plantas:

A variedade de espécies, cores e texturas são vantagens desse tipo de forração, trazendo desde espécies mais simples até opções com pequenas flores. Além disso, a manutenção das espécies rasteiras é muito menor, ótimas opções para os iniciantes ou pessoas com menos tempo para cuidados.

Ademais, as espécies de forração rasteira são excelentes opções de plantas para cultivo em qualquer tipo de superfície, como por exemplo em terrenos irregulares. Essas opções são ótimas para declives e terrenos irregulares não só para ornamentação de jardins, mas também para segurar o solo e evitar a erosão.

Assim como existem pontos positivos, existem algumas desvantagens: forração com plantas rasteiras tem como ponto negativo o fato de serem espécies mais sensíveis que tradicionais gramados, por isso não podem ser pisoteadas.

Continua depois da publicidade

Outro fator que deve ser considerável é o tempo para a cobertura total do solo com esse tipo de forração pode ser mais lento que a forração com tapetes de grama, instalados rapidamente.

Continua depois da publicidade

Plantas rasteiras para serem cultivadas no frio

Rosa de Pedra

Como cultivar plantas rasteiras no frio. Foto: Canva Pro.
Como cultivar plantas rasteiras no frio. Foto: Canva Pro.

Conhecidas pela sua capacidade em reter água, é uma ótima alternativa para cuidadores relapsos. Podendo ser chamada também de echeveria, seu formato é tão delicado que se assemelha ao de uma rosa.

No entanto, deve ser admirada pela sua resiliência: além da alta capacidade de armazenamento de água, essa planta suporta diferentes picos de temperatura, podendo ir de temperaturas negativas até as máximas.

Seu cuidado é simples: não há necessidade de regá-la constantemente, por conta de seu armazenamento próprio (apenas em longos períodos de seca). Em relação a adubagem, o ideal é que seja realizada somente a cada dois meses.

Festuca Glauca

Como cultivar plantas rasteiras no frio. Foto: Canva Pro.
Como cultivar plantas rasteiras no frio. Foto: Canva Pro.

Esta é uma planta rasteira conhecida popularmente como festuca azul, inclui-se no grupo das plantas vivazes. Sua tonalidade deve-se principalmente às suas folhas, em formatos de fitas, de até 23 cm.

A festuca é uma planta rasteira pouco exigente, que requer apenas as condições adequadas para se desenvolver da melhor forma. Por conta disso, deve ser plantada em localizações de sol ou semi-sol.

Tolerante a todos os tipos de solo, o ideal são aqueles terrenos secos bem drenados. Além disso, é muito resistente à seca – quanto menos água recebe, mais azuis serão as duas folhas. Inclusive, sobrevivem muito bem em temperaturas frias.

Cuidados comuns

É importante estar atento a alguns cuidados referentes à plantas rasteiras em geral: primeiramente, é não permitir que pisoteiem seu jardim. Ao contrário dos gramados, as espécies rasteiras são muito mais sensíveis, não indicadas para áreas de circulação.

Outrossim, também é importante a delimitação de espaços para as espécies rasteiras. Visto que esse tipo de planta pode, facilmente, espalhar-se para outras áreas, podendo roubar espaços destinados a outras plantas.

Veja mais: Como Cultivar Manjericão Em Casa: Veja Agora Como Fazer Essa Horta.

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Carregando comentários aguarde...
...