Como cultivar pimenta-do-reino? Tudo o que você precisa saber

Aprenda a plantar a especiaria queridinha dos chefs de cozinha

Anúncio


A pimenta-preta, popularmente conhecida no Brasil como pimenta-do-reino, é uma planta nativa da Índia que pode atingir até 4 metros de altura. Seus frutos, com diferentes níveis de maturação, conseguem oferecer diferentes utilidades. Por conta disso, a planta se tornou procurada e essencial na culinária de diversos países. Aprenda hoje, no Lar Doce Lar, como cultivar pimenta-do-reino.

Escolhendo o momento certo para cultivar

Conhecendo a planta

Como cultivar pimenta do reino.
Como cultivar pimenta do reino. Foto: Canva pro

Quem nunca utilizou a pimenta-do-reino para dar um toque especial em um prato? Ela é um excelente tempero para todo tipo de comida, e por isso é utilizada em diferentes culturas ao redor do mundo.

Além de um sabor espetacular, a querida pimenta é rica em nutrientes importantíssimos para o regulamento do nosso organismo, como ferro, zinco e cálcio, além de esbanjar vitaminas A e C.
Com tantos benefícios, está esperando o quê para ter o seu próprio pé em casa? Anote agora as melhores dicas para começar a cultivar a pimenta-do-reino!

Clima

Como vem da Índia, a pimenta-do-reino, também conhecida como pimenta-preta, é uma planta que se dá muito bem com o clima tropical úmido. Logo, as regiões que mais se adéquam às exigências da planta são aquelas com temperatura média anual acima de 23°C., com chuvas regulares e muita umidade.

Porém, mesmo que sua região não atenda esses requisitos, ela ainda pode ser cultivada em estufas climatizadas.

Continua depois da publicidade

Solo

A planta deve ser cultivada em um solo bem drenado e profundo, além de obviamente rico em matéria orgânica. Logo, caso em sua região a chuva não seja bem distribuída ao longo do ano, é importante manter a planta sempre irrigada.

Também é bom lembrar que ela é uma planta trepadeira, então estacas de madeira ou pilares de concreto devem servir de suporte para o crescimento da pimenta-do-reino.

Plantando as mudas

Como cultivar pimenta do reino.
Como cultivar pimenta do reino. Foto: Canva pro

Por mais que seja possível plantar pimenta-do-reino através de sementes, elas são raramente usadas. Isso acontece porque as mudas demoraram muito para crescer e produzir frutos.
Por conta disso, são normalmente utilizados ramos da raiz de outra planta, que geralmente medem entre 25 e 50 centímetros.

Além disso, é importante que o plantio dessas mudas seja feito durante o começo da estação chuvosa, para que assim sejam protegidas da insolação nos primeiros 15 dias de cultivo.
Depois, continue regando a sua planta de duas a três vezes por semana, caso more em um lugar com o clima bem quente. Porém, por mais que ela necessite de um solo úmido, evite deixá-la encharcada, pois ela pode acabar murchando.

Colheita

Por último, após ter seguido todas essas dicas com sucesso, perceberá que em 3 ou 5 anos a planta estará produzindo frutos para o cultivo.

Caso esteja procurando pela pimenta da cor preta ou verde, os frutos são colhidos enquanto estão imaturos e, depois, devem ser colocados no sol para secar por vários dias.
Para achar a pimenta do tipo vermelha, os frutos são colhidos enquanto maduros e, depois, devem ser preservados em conservas

Veja também: Como aproveitar o pão de forma de outras maneiras com receitas saborosas

ERROS COMUNS com a panela de pressão: USE CORRETAMENTE

Carregando comentários aguarde...
...