Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las? Confira aqui os cuidados necessários

Quais os cuidados com as Orquídeas

Anúncio


Pertencentes à família Orchidaceae, configuram uma das maiores famílias de plantas existentes. Com suas muitíssimas formas, cores e tamanhos, são predominantes de áreas tropicais. Pensando em cultivar orquídeas mas não sabe como cuidar? Para lhe ajudar, hoje, 25/11/2021, aqui na Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como cultivar Orquídeas! Leia o artigo e confira!

O que precisa saber sobre as Orquídeas:

Como dito, sua variedade é extensa. Por conta disso, você pode escolher a que mais se assemelha a sua personalidade e casa:

Cattleya

Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las?
Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las?. Foto: Canva Pro

Suas flores têm tamanhos maiores e chamam a atenção sempre que estão em um ambiente. Gostam muito do calor e se adaptam muito bem à luz solar. Porém, cuidado, uma iluminação muito intensa pode acabar prejudicando muito a plantinha.

Vanda

Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las?
Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las? Foto: Canva Pro

É um dos gêneros que mais possui espécies. Uma das vantagens de seu cultivo é que não precisam de substratos e podem ser cultivadas suspensas em árvores e ganchos, com suas raízes aparecendo e criando contrastes com a flor.

Borboleta

Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las?
Quer embelezar a sua casa com orquídeas mas não sabe como cultivá-las?. Foto: Canva Pro

Assim como o nome indica, suas flores aparentam ser asas de borboleta. É bem popular e possui um cultivo mais fácil para quem ainda não tem tanta prática, porém tem  interesse no cultivo deste tipo de flor.

Continua depois da publicidade

Plantio

Para que a planta cresça saudável e bela, os cuidados acontecem desde o plantio. Primeiramente, é importante adicionar materiais como pedriscos, para garantir a drenagem no vaso. Em seguida, também muito importante, é preencher ¼ do vaso com argila.

Para o cultivo em vasos é recomendável a mistura de terra vegetal, terra comum e areia de construção, na proporção 1:1:1, assim como a adição de húmus de minhoca para garantir um solo rico e fértil.

Visto isso, é importante adquirir um vaso duas a três vezes maior que a planta, para que o crescimento não seja prejudicado. Ao plantar, certifique-se que a Orquídea está posicionada centralmente no vaso.

Ademais, para os cuidados com a orquídea, são necessários materiais que forneçam sustentação à planta. Podem ser utilizados por exemplo, pedaço de bambu e alguns arames. Dessa forma ela crescerá reta e saudável sem balançar durante o dia.

Hora de regar

Como cultivar orquídeas. Foto: Canva Pro.
Como cultivar orquídeas. Foto: Canva Pro.

Nos climas brasileiros, as orquídeas precisam ser regadas uma vez a cada dois dias, ou apenas uma vez na semana. É preciso estar atento e para ter certeza de que ela precisa ser regada, coloque um palito de sorvete mais ou menos com 2 cm de profundidade no substrato. Caso o palito saia seco, pode regá-la!

Motivos para ter plantas em casa

Comprovado cientificamente, plantas no interior da casa contribuem positivamente para a saúde. Nesse aspecto, plantas podem fazer do ar da sua casa um ambiente mais qualificado para os moradores.

Além disso, a inserção de plantas na casa trará mais vida e alegria ao ambiente, tornando o ambiente mais bonito e dinâmico. Inclusive, toda essa beleza ainda contribui para a redução do estresse. Ter plantas em casa é um ótimo hobby para se desconectar dos problemas, podendo aliviar sintomas de ansiedade e depressão.

Veja mais: Como Cultivar Manjericão Em Casa: Veja Agora Como Fazer Essa Horta.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...