Como cultivar lavanda? Vem com a gente descobrir

Dicas para flores manter suas flores mais saudáveis

Plantas trazem um novo ar e cores para a sua casa. Mas é importante deixá-las saudáveis para que isso possa ser feito da melhor forma. Tem interesse em cultivar lavandas mas não sabe quais os cuidados necessários? Para lhe ajudar, hoje, 23/11/2021, aqui na Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como cultivar Lavanda! Leia o artigo e confira!

Motivos para ter plantas em casa

Comprovado cientificamente, plantas no interior da casa contribuem positivamente para a saúde. Nesse aspecto, plantas podem fazer do ar da sua casa um ambiente mais qualificado para os moradores.

Além disso, a inserção de plantas na casa trará mais vida e alegria ao ambiente, tornando o ambiente mais bonito e dinâmico. Inclusive, toda essa beleza ainda contribui para a redução do estresse. Ter plantas em casa é um ótimo hobby para se desconectar dos problemas, podendo aliviar sintomas de ansiedade e depressão.

O que saber sobre a Lavanda

Famosa por seu aroma e coloração, a lavanda é também uma excelente fonte de benefícios à saúde. Seu nome deriva da raiz latina “lavare”, cujo significado é lavar. Durante muitos anos, desde o Egito antigo, seu uso  recebeu um papel importante, inicialmente no processo de mumificação.

Em seguida, esta flor tornou-se um item para banho em várias regiões. Acreditavam que a lavanda ajuda a purificar o corpo e a mente. Até a atualidade, a lavanda tem sido usada para tratar muitas doenças, como por exemplo problemas de saúde mental.

Plantio

Para plantações utilizando as sementes de lavanda, a dica é semeá-las superficialmente, apenas fazendo leve pressão ao solo, e adicionando uma fina camada de terra por cima, de forma peneirada.

Visto isso, o solo deve ser leve e bem drenado, moderadamente fértil e com pH entre 6,5 e 7,5. Solos calcários são os mais indicados, por serem ricos em nutrientes e estimularem o crescimento radicular da planta. Além disso, garanta espaço no chão ou canteiro para que a espécie possa se desenvolver.

Iluminação

Como cultivar lavanda. Foto: Canva Pro.
Como cultivar lavanda. Foto: Canva Pro.

Esta é uma planta que necessita de luz solar direta por algumas horas do dia, sendo ideal ara perfumar alguns cantinhos da casa que batem sol somente durante um período do dia, até mesmo próximo àquela janelinha.

Hora de regar

Neste caso, para mudas novas, precisam ser regadas diariamente, mas sem que mantenham o solo encharcado. Após este período, basta regar a cada dois dias ou até mesmo, uma vez por semana, em períodos em que a umidade está alta. É importante atentar-se à drenagem do solo, procurando evitar o acúmulo de água.

Aromaterapia

Esta é uma área terapêutica onde são utilizadas fragrâncias como tratamento. A lavanda e seu óleo essencial são muito usados para promover a calma, o bem-estar e reduzir o estresse, a ansiedade e até mesmo, algumas dores.

Por conta disso, seu uso passou a ser presente em ambientes hospitalares, visto que seu aroma demonstrou reduzir a angústia pré-operatória e relaxar mais do que massagens ou apenas repouso.

Veja mais: Como Cultivar Manjericão Em Casa: Veja Agora Como Fazer Essa Horta.

Conheça os 5 incríveis truques com limão que irão te ajudar e muito no seu dia a dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.