Pensando em cultivar uma horta em seu apartamento? Veja agora como cultivar horta em pequenos espaços

Por que ter sua própria horta?

Anúncio


Uma horta em casa é uma ideia além de prática, muito sustentável. Cultivar seus próprios alimentos em casa te dá a certeza de uma alimentação sem conservantes, além de gerar menos lixo, menos desperdício e não contribuir para o aquecimento global. Para lhe ajudar, hoje, 23/11/2021, aqui na Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como cultivar horta em apartamento! Leia o artigo e confira!

Motivos para ter sua própria horta

  • Começar sua horta em casa é o primeiro passo para ter hábitos mais saudáveis. Para além dos hábitos alimentares, o prazer do cultivo pode contribuir positivamente para a redução de sintomas como estresse e ansiedade;
  • Conhecer o processo desde o início te faz ter a certeza de uma alimentação limpa de químicos;
  • Cultivar sua horta em casa faz com que suas idas ao supermercado ou feiras fiquem mais escassas. Não há maior poupança do que cultivar sua própria comida;
  • Tenha uma farmácia dentro da sua própria casa: reservar uma parte da sua horta a plantas medicinais pode vir a ser uma ótima forma de cuidar da saúde da família.
  • A manutenção de uma horta biológica em casa contribui não somente para a sua saúde, mas também para a saúde do planeta. Hortas urbanas podem contribuir para  a melhoria da qualidade do ar, assim como para a diminuição das ilhas de calor que manchas urbanas provocam;

Não tem espaço para ter aquelas hortas de filme? Não tem problema

A criatividade é a melhor das saídas na hora de cultivar sua hora em apartamento!

O passo inicial é encontrar o local ideal. Ele pode ser no chão, ou uma horta vertical na parede, ou até mesmo pendurada. O importante é garantir as condições ideais às suas plantinhas: luz solar direta, pouca exposição ao vento e fácil acesso.

Fique atento aos materiais que descarta, sempre há uma garrafa que pode virar um vasinho para tomates. Lembre-se que para cultivar vegetais, é necessário que os recipientes tenham ao menos 25cm de profundidade solo e que cada planta precisa de, em média, 15cm de distância entre si.

Substratos

Como qualquer outro ser vivo, plantas precisam de nutrientes para sobreviverem. Por isso, a adição de substratos ao seu solo é tão essencial.

Continua depois da publicidade

Para garantir a nutrição ideal ao seu solo, então os substratos podem ser encontrados em mercado, basta prestar atenção ao certificado de Agricultura Biológica.

Continua depois da publicidade

Escolha os vasos

Como cultivar horta em apartamento. Foto: Canva Pro.
Como cultivar horta em apartamento. Foto: Canva Pro.

Ideal que sejam vasos com furos para que escorram a água irrigada. A profundidade do vaso também é importante.

Caso não tenha capacidade financeira para gastar com inúmeros vasos neste começo, invista na reutilização de garrafas plásticas entre outros materiais utilizados normalmente na sua casa.

Sementes ou brotos

Para iniciantes que buscam por resultados mais imediatos, então comece por brotos, como por exemplo alface, cebola e tomate.

Contudo, apenas tome cuidado para não danificar as raízes na hora do plantio. Abra buracos espaçosos neste momento, em seguida adicione um pouco de substrato ao redor da planta e regue com um pouco de água.

Dica para cultivar horta em apartamento:

Fique atenta a quantidade de água que cada planta precisa. Algumas precisam ser regadas semanalmente, outras apenas uma vez a cada quinze dias.

Veja mais: Como Cultivar Manjericão Em Casa: Veja Agora Como Fazer Essa Horta.

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...