Como cultivar cravo? Leia agora as melhores dicas para cuidar da sua plantinha!

Saiba tudo sobre cravos

Hoje, 02/12/2021, aqui no Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como cultivar melhor cravo. Por isso, se você anda com dificuldades para fazer sua planta florescer, não deixe de conferir esse artigo. Aprenda agora como cultivar cravo! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e confira!

Flor cravo: características e cuidado

O cravo é um tipo de flor extremamente bela, pertencente à classe Caryophyllacea. É uma planta herbácea perene. Sua flor pode alcançar até 1m de estatura, embora geralmente sejam menores, sendo suas pétalas muito delicadas e exuberantes.

Suas folhas apresentam uma tonalidade verde-acinzentadas e flores de colorações diversas como rosa, vermelho, laranja, amarelo e até mesmo inteiramente branca. Seu aroma é extremamente marcante e por isso, muito utilizado na fabricação de perfumes. Contudo, também existem cultivares sem nenhum cheiro.

Esta variação, e outras também desenvolvidas, se dá por conta dos diferentes cultivares existentes além do grande número de plantas híbridas. A sua origem advém da região conhecida como Mediterrânea, da Europa.

Como plantar e quais os cuidados:

Como cultivar cravo. Foto: Canva Pro.
Como cultivar cravo. Foto: Canva Pro.

Seu plantio pode ser realizado de duas formas diferentes: por sementes ou divisão. Caso deseje plantá-la da primeira forma, as sementes podem ser semeadas em local definitivo ou sementeiras. Portanto, coloque-as com 0,5cm de profundidade no solo para que possam se desenvolver.

Uma vez que atinjam 5 a 8 cm de altura, podem ser transplantadas. Essa altura pode ser atingida em até três semanas, isto é, se plantadas em temperatura amena.  Já o plantio por divisão acontece quando há plantas mais velhas, com ramos já enraizados. Dessa forma podem ser divididas e replantadas.

Para que sua planta floresça em sua totalidade de aproveitação, os cuidados começam ainda mesmo na escolha do solo. O ideal será um solo bem drenado, leve, fértil e por fim, rico em matéria orgânica. Portanto, misture uma terra vegetal de qualidade com adubo, para tornar este solo ainda mais rico.

Quanto ao local, esta é uma planta que exige muita iluminação. Portanto, seu plantio precisa ser em um ambiente com muito sol, necessitando de luz solar direta por, pelo menos, 4 ou 5 horas por dia. Ainda o craveiro cresce melhor em clima ameno ou frio.

Ademais, é imprescindível que haja ventilação, visto que esta flor, em questão, possui muita sensibilidade à ausência do arejamento. Quanto à irrigação, então é importante que o solo permaneça sempre levemente úmido, porém não deve ficar encharcado. Nos ambientes com excesso de umidade no solo ou ar, o craveiro ficará prejudicado.

Nas condições adequadas, o cravo pode ter sua floração durante todo o ano. Em regiões de clima temperado, normalmente floresce no fim da primavera, no verão e no início de outubro.

Significados

Como cultivar cravo. Foto: Canva Pro.
Como cultivar cravo. Foto: Canva Pro.

A depender da coloração, então o cravo pode ter um significado diferente. Os cravos brancos, muito comuns em lapelas de paletó, possuem uma associação ao amor em sua pureza, além de sorte. Já os que possuem coloração avermelhada, trazem atrelados a eles, a paixão, amor, bem como respeito, principalmente se dado de presente.

Em caso dos cravos rosas, fazem menção à gratidão e felicidade. Ao oferecê-lo a alguém quer dizer que está feliz ao lado desta pessoa, e mais do que isso, está grato pelo presente que é esta companhia.

Veja mais: Como Cultiva Bromélias? Veja Dicas Simples Para Ter Plantas Exuberantes.

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.