Aprenda 2 tipos de adubo para fortalecer as raízes das plantas

Deixe as raízes das suas plantas mais fortes

Anúncio


Quem realmente ama a jardinagem está sempre em busca de novas receitinhas de adubos caseiros para suas queridas plantas, não é? Seja para beneficiar o florescimento, potencializar o crescimento ou até mesmo fortificar as raízes. Contudo, cada adubo tem seu objetivo e hoje, traremos 2 tipos de adubo que ajudam no processo de enraizamento das plantas para você. Veja agora, adubos caseiros para as raízes das plantas, hoje, 11 de dezembro de 2021, aqui no Tecno Notícias – Lar Doce Lar!

Importância da adubação

Todos os tipos de nutrientes para o crescimento, seja para floração, frutificação e multiplicação, são ofertados através do solo para as plantas, ou seja, são consumidos através das raízes. Nessa etapa, vale saber que, com o passar dos dias, o solo poderá ficar com aspecto mais pobre e, então, será necessário realizar a troca.

Aí que entra o processo de adubação, que não é nada além de ofertar ao solo os nutrientes importantes para ele continuar fornecendo as fontes de vitaminas para as plantas. Dessa forma, temos os adubos, conhecidos por se dividirem em dois grupos:

  • Adubo inorgânico: a origem deles vem do petróleo ou a extração mineral. Por ter presente composições químicas, eles são ingeridos com mais facilidade. Ao usar este tipo de adubo, é necessário muito cuidado, porque o uso inadequado pode causar desastres ambientais que irão interferir na composição química do solo.
  • Adubos orgânicos: é uma matéria-prima de extremo valor nutricional podendo vir da matéria orgânica de origem vegetal ou animal, possuindo composição química equilibrada.

Esse grupo é composto por dejetos de aves, vacas, cabras e cavalos, assim como por sobra de flores e frutas, porém, a formação destes últimos é feita a partir da compostagem.

Leia também: Belas e perfumadas; saiba agora mesmo como cuidar de rosas em casa

Continua depois da publicidade

1 – Água de tiririca

Você já ouviu falar da planta tiririca? São plantinhas que na maioria das vezes nascem em locais de plantação e são retiradas sempre. Mas, você sabia que elas são ótimos adubos caseiros?

Continua depois da publicidade
Adubos caseiros para as raízes das plantas, Foto: Canva Pro.
Adubos caseiros para as raízes das plantas, Foto: Canva Pro.

Os bulbos das tiriricas são altamente ricos em ácido indolacético, poderoso nutriente que ajuda a formar as raízes das plantas.

Como fazer?

  • Reúna mais ou menos 100 ml de bulbos de tiririca;
  • Coloque os bulbos no liquidificador e acrescente 500 ml de água e bata até triturar todos os bulbos;
  • Coloque essa mistura, em uma garrafinha ou borrifador e regue suas plantinhas.

2 – Lentilha e água

As lentilhas, quando iniciam o processo de germinação, liberam diversos nutrientes na água. Um desses é a Auxina, poderoso hormônio que ajuda no enraizamento das plantas.

Adubos caseiros para as raízes das plantas, Foto: Canva Pro.
Adubos caseiros para as raízes das plantas, Foto: Canva Pro.

Como fazer?

  • Coloque 500 gramas de lentilha em uma vasilha e adicione 1 litro de água;
  • Deixe de repouso por cerca de 1 dia e de preferência em um lugar com pouca iluminação;
  • Logo após ter passado o tempo, coe a água em outro recipiente e já está pronto para o processo de adubação.

Veja também: Como cultivar alecrim em vaso? Descubra agora!

Cuidados especiais com a pele: especialista dá dicas para manter sua pele sempre saudável e bonita

Carregando comentários aguarde...
...
...