Saiba como lavar roupas que soltam tinta para não desbotar rapidamente

Confira essas dicas valiosas

Hoje, 25 de Novembro de 2021, aqui no Lar Doce Lar, vamos falar sobre como lavar roupas que soltam tinta para não desbotar, e manchar outras peças. Porque ninguém merece estragar por uma bobeira dessa.

Leia mais: Como fazer misturinha caseira para limpar a máquina de lavar corretamente

Saiba como lavar roupas que soltam tinta para não desbotar

Algumas peças de roupa tem o dom de soltar tinta. Algumas fazem isso somente na primeira lavagem, outros principalmente tonalidades marcantes, podem soltar sempre.

Por isso, é muito importante saber se essa peça é do tipo que precisa ter cuidado somente na primeira lavagem ou eternamente.

É fácil descobrir essas informações e vai e poupar que outras peças sejam atingidas no processo de lavagem. Portanto, pegue papel e caneta ou bloquinho do celular e anote essas dicas valiosas.

Passo a passo de como lavar roupas que soltam tinta para não desbotar

roupas-que-soltam-tinta
Cuidados para sua roupa não soltar tinta. Canva Pro

1 – Em primeiro lugar faça teste na peça antes da primeira lavagem para saber se ela solta tinta ou não, com as seguintes etapas.

Umedeça uma parte do tecido, e coloque um papel toalha sobre a parte úmida. Em seguida  passe ferro quente sobre o papel toalha.

Se a cor da peça transferir para o papel, é possível que a roupa solte tinta durante a lavagem.

Se este for o caso, lave a peça separadamente. No entanto antes da segunda lavagem refaça o teste para garantir que seja um caso só de primeira lavagem.

2 – Olhe a etiqueta da roupa para ver as informações sobre a lavagem e cuidado com o tecido. Sempre tem informações importantes lá.

3 –  Outra dica valiosa é sempre separar as peças para lavagem por cor, e as coloridas por tonalidade. Assim, caso uma peça solte tinta, ela estará com outras roupas do mesmo tom, e diminui muito o risco de mancha.

Separe também as peças por tipo: lençol, toalhas, pano de prato, e as roupas de uso. Além de evitar manchas indesejáveis, impede também que gera bolinha por atrito de tecidos diferentes.

4 – Se você tem secadoras, verifique na etiqueta se ela suporta a alta temperatura desse equipamento, caso contrário ela pode desbotar e estragar sua peça.

Outras dicas

Algumas peças precisam ficar de molho para sair algumas sujeiras e manchas mais difíceis. Sempre tem alguma receitinha caseira que pode ajudar a tirar manchas difíceis.

No entanto não deixe a peça por muito tempo, pois isso pode aumentar o processo de desbotamento, principalmente as peças com cores intensas.

Para evitar ainda mais o desgaste da coloração das peças, vire-as do avesso antes de lavar. Outra coisa que ajuda, principalmente as roupas pretas é coloca-las para secar na sombra.

O sabão liquido é mais indicado para preservar a as peças coloridas, já que o sabão em pó tende a formar manchas esbranquiçadas nas peças criando um efeito desagradável no pós lavagem.

Enfim, é possível cuidar bem das roupas que soltam tinta e garantir que mesmo que as peças não perca sua tonalidade.

Veja também:  Como eliminar germes e bactérias da máquina de lavar roupas – Conheça os ingredientes certos para limpar

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.