Qual a frequência da troca de óleo do carro? Evite estragar o motor do seu carro

Mantenha os cuidados com o óleo lubrificante e evite problemas com o motor do seu carro!

Anúncio


Quando se trata do período de troca do óleo do motor dos carros, muitas pessoas acabam deixando de lado por não saber a importância que isso representa para a vida útil do motor de um veículo. Por isso, hoje 10 de janeiro de 2022, o Lar doce Lar irá te explicar de forma simples, como saber a hora de trocar o óleo e evitar problemas com o seu carro.

Faça a manutenção do seu carro

Comprar um carro vai muito além de apenas um processo de compra e venda. Isso por que, envolve uma série de cuidados que devem ser observados e efetuados com frequência, para evitar que ocorra problemas graves com a utilização do veículo no dia a dia.

Entre esses cuidados, a troca do óleo do motor é um serviço indispensável para que o carro possua uma vida útil maior. Portanto, é necessário sempre estar atento para não deixar cair no esquecimento a troca desse lubrificante.

Qual a frequência da troca do óleo?
Qual a frequência da troca do óleo? Foto: Canva Pro

Por que devemos trocar o óleo do carro?

Todo óleo lubrificante, possui um prazo de validade que ao expirar, necessita ser substituído. Caso contrário, pode resultar em diversos problemas ao carro, se continuar rodando com esse óleo vencido dentro do seu motor.

Qual é o momento de trocar o óleo do carro?

Antes de começar, é necessário esclarecer que os carros que são utilizados com uma frequência maior, necessitam de uma troca de óleo com prazos diferentes de quem utiliza menos o carro.

Continua depois da publicidade

Carros que costumam rodar mais

Se você utiliza o carro com frequência e com altas quilometragens, é exigido um tempo menor para a troca de óleo, conforme quilometragem do veículo.

Continua depois da publicidade
  • No caso de carros novos, as revisões farão o papel de observar a necessidade de troca de óleo ou não. Sendo assim, quando as revisões terminarem, basta seguir a recomendação no manual do proprietário.
  • Geralmente, as montadoras indicam trocar o óleo a cada 10 mil km rodados para os automóveis flex e à gasolina ou etanol. Ou então, 20 mil km para aqueles que possuem motores à diesel. Lembrando, que isso pode variar de carro para carro, assim como de uma montadora para a outra.
  • No caso de carros um pouco mais usados, essa troca de óleo deve ser feita a cada 5 ou 7 mil quilômetros.

Carros que rodam pouco

Segundo as montadoras, os motoristas devem começar a prestar atenção no nível de óleo após um ano, mesmo que o carro tenha percorrido pouquíssimos quilômetros durante esse tempo.

Dica extra

Antes de sair com seu automóvel, sempre que possível fique atento ao nível de óleo do motor. Para isso, basta deixar o carro desligado por cerca de 5 a 10 minutos, suspender o capô do seu carro numa região plana e verificar você mesmo o nível em que o óleo do seu carro, através de uma vareta que possui indicadores de níveis, conforme a foto abaixo.

Qual a frequência da troca do óleo?
Qual a frequência da troca do óleo? Foto: Canva Pro

Feito esse processo, caso haja alguma adversidade como a presença de algo que não seja apenas o óleo em formato líquido viscoso e com uma coloração um pouco escura. Pode ser o sinal de há algum problema, devendo ser feita a troca desse óleo antes do período. Nesse caso, também é indicado a visita a um mecânico de confiança.

Como fazer para escolher o óleo do carro?

Para escolher o óleo do seu carro, você deve estar atento a qual tipo de lubrificante é indicado para o seu carro. Essa informação pode ser encontrada no manual do seu carro, ou em um auto center com profissionais que sabem diferenciar o tipo de óleo, conforme o modelo de motor do seu veículo.

Existem três especificações para esse óleo, sendo elas:

  • Mineral
  • Sintético
  • Semissintético

Por fim, gostou de aprender a como saber a hora de trocar o óleo? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Leia também: Entenda quais os benefícios do coentro e como aproveitar este tempero

Saiba agora COMO ELIMINAR FORMIGAS na RAÇÃO DOS PETS

Carregando comentários aguarde...
...