Perda o medo da panela pressão! Conheça mais sobre este utensilio doméstico

Aprenda a usar a panela de pressão sem medo

Anúncio


A coluna Lar Doce Lar do TecnoNotícias, desta, quarta-feira, 02 de fevereiro, desmitifica tudo que você conhece sobre a panela pressão. Aprenda a usar de forma correta e quais os tipos mais conhecidos e descubra qual e a melhor para você.

Leia mais: Como Eliminar Erros Nos Cuidados Da Roupa De Seda – 3 Principais Dicas Para Aumentar A Sua Durabilidade

A panela de pressão de alumínio ou aço inoxidável

A panela de pressão de alumínio ou aço inoxidável
A panela de pressão de alumínio ou aço inoxidável – Foto: Adobe Stock

Em primeiro lugar, a panela de pressão que vai comprar deve ter o selo de aprovação do Inmetro. O que garantirá que não oferece realmente riscos durante a sua utilização. Deve também ter em conta que o utensílio pode ser feito de dois materiais diferentes: alumínio ou aço inoxidável.

Entretanto, independentemente da versão escolhida, uma boa dica para uma limpeza fácil da panela.
É optar por uma com revestimento antiaderente no interior, o que é óptimo para evitar que os resíduos alimentares adiram à panela.

Fechamento externo

Nesse sentido, outro detalhe a considerar ao comprar a sua panela de pressão é que pode ter uma tampa com fecho interno ou externo. O mais indicado é optar por panelas com tampas externas que são mais práticas e cozinham mais rápido.

Continua depois da publicidade

Panela de pressão com uma capacidade de 2 a 5 litros para solteiros

Em geral, panelas de 2 litros são suficientes para quem faz refeições para uma pessoa. Se a família for muito grande e precisar de cozinhar mais, pode escolher os modelos maiores sem medo.
Panela só pode ser aberta quando não há pressão.

Continua depois da publicidade

Sobretudo, para panelas que não têm mecanismos para ajudar a indicar quando os alimentos estão prontos. A dica para evitar abri-los no momento errado, ou seja, quando a pressão ainda está ligada, é verificar a válvula.

Saiba mais: Usar O Ar Condicionado No Carro Gasta Mais Combustível?

Não cozinhou!

Lembre-se que em muitos casos é necessário levantar a válvula com a ajuda de um garfo ou colher para garantir que todo o vapor tenha escapado completamente. Caso tenha desligado a panela de pressão antes do tempo, fique calmo!

Para resolver o problema, basta adicionar um pouco mais de água e continuar a cozinhar até que a comida esteja pronta.

Aprender sobre os principais tipos de panela de pressão

Como eliminar mancha de queimado da panela de pressão – Obtenha os melhores resultados com as nossas dicas de limpeza Foto: Pexels
Obtenha os melhores resultados com as nossas dicas – Foto: Pexels

Panela tradicional

Ademais, com apenas uma ou duas válvulas de segurança, a versão comum da panela de pressão precisa de ser constantemente monitorizada durante a preparação dos alimentos.

Elétrica

Primeiramente, como tem um controle interno da temperatura, é muito mais seguro do que a versão tradicional. Tem também uma válvula de controlar a pressão e um fecho de segurança na tampa, que impede a sua abertura enquanto o gás ainda está a fluir.

Com visor

Contudo, a tampa dessa panela de pressão tem uma parte de vidro, o que lhe permite verificar o ponto de cozedura sem ter de levantar a tampa, como nas outras versões. Se é uma pessoa que tem muito medo de abrir e fechar está é a mais indicada.

Confira também: Conheça 5 Lugares Que Estão Entre Os Mais Baratos Para Viajar No Mundo

APRENDA sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; Dicas Incríveis

Carregando comentários aguarde...
...