Fogão incrustado? Saiba agora como limpar sem muito esforço

Veja seu fogão mais brilhoso do que nunca.

Anúncio


Sabe aquela vontade de preparar uma comida, mas a preguiça de limpar o fogão acaba nos impedindo? Então, é praticamente impossível cozinhar algo sem sujar as bocas ou o forno. Mas você sabia que dá para fazer essa limpeza de maneira muito rápida e simples? Pois é! Hoje, 18/12, aqui no Lar Doce Lar, você vai aprender como limpar seu fogão incrustado sem muito esforço.

Como remover crostas de gordura

Fogão incrustado, como limpar.
Fogão incrustado, como limpar. Foto: Canva pro

Limpando a sujeira

É importante entender que as crostas se formam justamente pelo calor do fogão, que torna as gorduras ou sujeiras muito difíceis de serem retiradas.

Por conta disso, é muito importante limpá-lo diariamente. Mesmo que pareça cansativo, com o tempo, perceberá que essa rotina de cuidados irá tornar as coisas muito mais fáceis.

Veja abaixo como se livrar de vez do fogão incrustado!

Misturinha de vinagre e bicarbonato de sódio

Fogão incrustado, como limpar.
Fogão incrustado, como limpar. Foto: Canva pro

Antes de começar, tenha certeza que o forno está desligado e frio. Depois, você irá fazer uma misturinha com os seguintes ingredientes;

Continua depois da publicidade
  • vinagre branco;
  • bicarbonato de sódio;
  • esponja de aço;
  • detergente neutro;
  • pano limpo.

Primeiro, lave os equipamentos, como grades e tampinhas na pia com água e detergente. Depois, coloque as peças para secar.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, misture o bicarbonato com vinagre e detergente, depois espalhe-os por todo por fogão e deixe-os agir por cerca de 20 minutos. Caso o eletrodoméstico esteja muito sujo, aumente a quantidade da mistura.

Após esse tempo, esfregue toda a superfície do forno com a esponja de aço. Por último, remova toda a água e espuma com um pano limpo.

Caso a superfície não tenha ficado completamente limpa, repita o processo quantas vezes for necessário.

Como limpar os queimadores

Talvez, essa seja a parte em que as pessoas mais encontram dificuldades na hora de limpar os fogões, especialmente pelo excesso de sujeira acumulada nos queimadores.

Por isso, uma boa dica é utilizar além do bicarbonato de sódio e vinagre, um pouco de suco de limão e detergente. Após deixá-los de molho nessa mistura por 5 minutos, você deverá esfregar as peças até remover toda a gordura. Repita o processo quantas vezes for necessário.

Borra de café:

Fogão incrustado, como limpar.
Fogão incrustado, como limpar. Foto: Canva pro

Sabia que por ser abrasiva, aquele resíduo de café que sobra pode ser utilizado para limpar o fogão? Pois é, a borra pode ser tão eficaz quanto outros produtos de limpeza! Além disso, possui propriedades que ajudam na remoção do cheiro de gordura das superfícies.

Alguns cuidados extras:

Evite utilizar substâncias corrosivas no fogão, como produtos compostos por cloro. Além disso, a esponja de aço não deve ser utilizada nos queimadores, pois pode riscar a parte preta.

Para evitar ferrugem nas peças de metal, especialmente nas bocas e tampinhas, sempre as seque antes de colocar de volta no fogão. Para garantir, acenda o fogo por cerca de 30 segundos e deixe-as aquecerem.

Agora, após todas essas dicas, você está pronto para remover toda sujeira acumulada do fogão.

Veja também: 5 dicas para limpar a coifa: confira as informações

Aprenda agora 3 DRINKS DELICIOSOS para fazer EM CASA

Carregando comentários aguarde...
...