Esponja de cozinha: veja como fazer a higienização correta o item de limpeza

Este item precisa ser limpo com regularidade para não contaminar a louça

Anúncio


Limpar a esponja de cozinha é muito importante para a sua saúde, para manter o seu ambiente doméstico devidamente higienizado. Portanto, a coluna Lar Doce Lar do TecnoNotícias desta, quinta-feira, 27 de janeiro, mostra como ter cuidado com este material de limpeza.

Leia mais: Aprenda A Viajar Com Pouca Bagagem: Saiba Como Arrumar As Malas!

Dicas para limpar e desinfetar a esponja de cozinha

Dicas para limpar e desinfetar a esponja de cozinha
Dicas para limpar e desinfetar a esponja de cozinha – Foto: Pixabay

Como este produto tende a acumular muitas bactérias, a sua lavagem diária é fundamental para garantir uma louça sem germes e evitar a contaminação.

Água fervente para desinfetar a esponja de lavagem de louça

O calor é uma boa forma de matar germes e bactérias das esponjas do prato. Do mesmo modo, você pode também colocar a esponja em contato direto com o sol. Porém, você pode fazer isso de forma mais rápida, fervendo a água e jogando em cima do material.

Nesse sentido, a água quente remove microrganismos indesejados da esponja, contudo, a esponja de cozinha deve ser lavada com detergente neutro. Isso deve ser feito para que a gordura seja removida da esponja e o excesso de líquido seja drenado.

Continua depois da publicidade

Depois mergulhar a esponja numa panela com água a ferver durante 3 a 5 minutos, enxague com água fria e deixe secar num local ventilado. Além disso, você pode utilizar as ondas de calor produzidas pelo microondas para efetuar uma limpeza profunda do utensílio.

Continua depois da publicidade

Este é o método mais eficaz para desinfetar a esponja. Depois de seguir o procedimento de limpeza com detergente, a outra opção é colocá-lo no microondas.

Em primeiro lugar utilize um frasco de vidro com 3 dedos de água e aqueça o líquido em potência máxima no aparelho durante 3 a 5 minutos. Depois, basta enxaguar o utensílio com água fria e deixá-lo secar.

Saiba mais: Alecrim No Vaso: Veja Os Segredos Para Vingar!

Lavar a esponja de cozinha com detergente e vinagre

Portanto, para iniciar a limpeza de acordo com este método, basta lavar a esponja com detergente e água corrente ou numa tigela de água morna até que toda a gordura e sabão seja completamente removida do utensílio.

Depois ponha de lado uma tigela e adicione 2 a 3 dedos de vinagre de álcool, essa receita mistura funciona mais intensamente para limpeza. Deixe a esponja mergulhar no líquido durante 2 horas. Em seguida, retire da tigela e enxague-a.

Suco de limão e vinagre

Contudo, se quiser intensificar a ação do vinagre e ainda tirar o cheiro de alimentos na esponja, basta adicionar ½ sumo de limão à mistura. A fruta é considerada um desinfetante natural com grande ação de limpeza, assim como o vinagre.

Misturinha caseira para limpeza de esponjas

Misturinha caseira para limpeza de esponjas
Misturinha caseira para limpeza de esponjas – Foto: Pixabay

A água sanitária é um produto de limpeza que é muito poderoso quando se trata de eliminar germes e bactérias na higienização de ambientes domésticos. Com a esponja de cozinha não é diferente.
No entanto, prepare uma mistura de 1 litro de água e 500 ml de água sanitária em um balde.

Depois basta adicionar a esponja e deixá-la de molho durante 10 a 15 minutos para completar a limpeza. Entretanto, lembre-se de mudar a esponja de cozinha regularmente.

Algumas esponjas de cozinha têm grande resistência e durabilidade como utensílios de cozinha e higiene ambiental quando bem cuidadas. Contudo, as esponjas têm uma durabilidade muito curta apesar das tecnologias que possam apresentar.

Portanto, tente substituir o utensílio todas as semanas para assegurar a limpeza dos pratos e a saúde da família.

Saiba mais: Viagem Low Cost: Conheça Os Melhores Destinos Em São Paulo

Bolo de chocolate perfeito e fofinho! Confeiteira explica o passo a passo

Carregando comentários aguarde...
...