Descubra de maneira simples como você pode reciclar o lixo da sua casa

Fazer a divisão do lixo é uma maneira de ajudar o ambiente

A coluna Lar Doce Lar do TecnoNotícias, desta, quinta-feira, 25 de novembro, mostra a importância da reciclagem e a maneira que você pode contribuir neste processo. Contudo, entenda como você pode fazer a separação do lixo na sua casa e ajudar o meio ambiente.

Leia mais: Como Eliminar Lama De Seu Jeans E Roupas Em Geral – Siga Estes Passos

Como classificar e reciclar o lixo?

Maneiras de como limpar o lixo e deixar ele livre do mal cheiro
Maneiras de como limpar o lixo e deixar ele livre do mal cheiro – Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, o mais importante é compreender as categorias básicas da classificação do lixo. Principalmente divididos em três categorias: resíduos orgânicos (resíduos alimentares), resíduos recicláveis ​​(compostos por plástico, vidro, alumínio, papelão, etc.).

Sendo assim, fazer esse tipo de separação do lixo em casa torna tudo diferente. Portanto, confira nossas dicas para ser o mais ecologicamente correto possível!

Descubra como separar o lixo orgânico e como reaproveitar

Nesse sentido, para iniciantes, o ideal é separar os demais vegetais, feijões, frutas, cascas, sementes, caules, raízes, etc., para o descarte especial de lixo. Você também pode tentar ser mais sustentável, aproveitando ao máximo sua comida.

Por exemplo, algumas sementes e cascas são muito nutritivas e fáceis de adicionar à sua dieta. As sementes de abóbora, em particular, são deliciosas, e as cascas de vários vegetais têm alto valor nutritivo.

Além disso, outra técnica interessante é o uso da compostagem, que inclui a reciclagem de um material orgânico. Aqui, a nossa ideia é converter resíduos alimentares (cascas, caules, raízes, caules, borra de café, etc.) em fertilizantes para plantas. Funciona muito bem e você pode reduzir a geração de resíduos!

Nesse caso, não jogue alimentos orgânicos diretamente na lata de lixo. Em vez disso, use uma máquina de compostagem (ou “minhoca caseira”), que é uma caixa usada para transformar alimentos em composto.

Confira também: Como Cuidar De Margaridas? Descubra Com A Gente

Classificar corretamente o lixo reciclável em casa

Um dos impactos do lixo urbano é problemas como enchentes e entupimento de redes de drenagem
Um dos impactos do lixo urbano é problemas como enchentes e entupimento de redes de drenagem – Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, ao descartar lixo reciclável em casa, você não precisa separar estritamente plástico, papel e metal. Basta fazer uma divisão simples entre orgânico e reciclável. Em outras palavras, existe uma lixeira dedicada para descartar todas as garrafas pet, alumínio, plástico e papel.

A princípio, quando descartados, esses materiais são encaminhados para uma central de triagem mecanizada, onde os resíduos são separados e seguem diferentes caminhos. No final, todos se transformam em matéria-prima, e os rejeitos (identificados como materiais não recicláveis) são encaminhados para aterros sanitários.

Se quiser ajudar, uma boa opção é lavar rapidamente o lixo reciclável (principalmente garrafas pet, latas de alumínio, potes de iogurte, etc.) antes do descarte. Portanto, você também pode facilitar a vida dos catadores de materiais recicláveis.

Por fim, vale ressaltar também que nem todo papel e plástico são considerados recicláveis. Por exemplo, fraldas para bebês, absorventes internos, toalhas de papel, papel higiênico e outros papéis sujos não podem ser reciclados.

Eles devem ser colocados em uma lata de lixo comum, você pode fazer um cesto de lixo para essa categoria em casa.

Saiba mais: Como Cultivar Lavanda? Vem Com A Gente Descobrir

Jeans e branco: combinação sem erro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.