Descubra como limpar o fogão de inox da maneira correta: siga o passo a passo

A limpeza deste material não tem muito mistério, mas, precisa de cuidados

Anúncio


O fogão é um dos aparelhos mais importantes e mais usados. Naturalmente, é necessário ter algum cuidado ao limpar seu fogão. Portanto, para evitar danificá-lo, a coluna Lar Doce Lar, do TecnoNotícias, desta quinta-feira, aprenderá como limpar o fogão de inox sem dor de cabeça.

Leia mais:  Como Reaproveitar Materiais Reciclados Para Fazer Brinquedos

Descubra como dever ser a limpeza correta do fogão de inox

misturinha caseira para eliminar gordura do fogão
misturinha caseira para eliminar gordura do fogão. Foto: Canva Pro

A princípio, a limpeza do fogão de inox é uma das tarefas mais complicadas no dia-a-dia. Não devido à limpeza em si, mas pela preocupação de danificar o aparelho. Afinal, dependendo da forma como a limpeza foi feita, ela pode arranhar ou manchar o material.

Por isso, é importante evitar alguns materiais, como usar a esponja pelo lado verde, esponja de aço e escovas. Caso contrário, você pode acabar danificando permanentemente a tinta e o esmalte do seu fogão.

Nesse sentido, a limpeza profunda deve ser feita uma vez por semana ou quando você notar que a parte de baixo está muito suja, principalmente, depois de certos preparos.

Continua depois da publicidade

Sobretudo, a limpeza simples pode ser feita apenas com um pano úmido para remover quaisquer resíduos remanescentes, com detergente. No caso de muita sujeira aderente, é necessária uma limpeza mais potente, com produtos e instrumentos adequados para este fim.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Descubra Agora Quais As Melhores Plantas Para Você Cultivar Na Sua Casa

Como limpar da forma correta

Deste modo, quando se trata de limpeza de cozinhas, existe uma enorme variedade de produtos específicos para todos os tipos de sujeira. A seguir, aprenderemos uma maneira simples de limpar fogão de inox.

Fogão de inox manchado e queimado

Os queimadores. Foto: Freepik

A princípio, é muito comum que, com o tempo, o fogão de inox, apresente manchas queimadas. Contudo, existe uma maneira simples e prática de limpar o fogão neste estado.

Primeiramente, você precisa de bicarbonato de sódio, água-oxigenada e limão. Você também precisará de uma esponja, um pano úmido e uma toalha de papel. Veja o guia passo-a-passo sobre como limpar um fogão de aço inoxidável.

Primeiro, com fogão já frio, retire as grelhas e as bocas, não esqueça de desligar da tomada caso ele seja elétrico. Em seguida, acrescente o bicarbonato de sódio sobre as manchas queimadas na superfície do fogão de inox.

Em seguida, despeje parte da água-oxigenada sobre o bicarbonato de sódio e use a esponja para misturar os dois juntos sobre os pontos queimados. Logo, deixe cair algumas gotas de suco de limão sobre a mistura e observe que uma efervescência começa a se formar na mistura.

Com a esponja, espalhe a mistura por toda superfície e espere entre 15 a 20 minutos para que a solução realize o processo. Após este período, esfregue toda a área queimada com a parte amarela da esponja. Por fim, passe um pano úmido com água e seque com papel toalha!

Veja mais: Como Eliminar Cola De Artesanato Na Mesa De Madeira – Deixe Seu Móvel Perfeitamente Liso E Sem Danos

5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA

Carregando comentários aguarde...
...