Para não ficar na mão: veja 3 cuidados essenciais com sua máquina de lavar roupas

Tudo o que você precisa saber para cuidar da sua máquina de lavar roupas

Anúncio


Uma máquina de lavar roupa é um equipamento que pode atendê-lo por muitos anos, desde que você lhe dê a manutenção e os cuidados de que precisa. Por isso, hoje domingo (23 de janeiro de 2022), nós do Lar Doce Lar iremos te contar mais sobre cuidados essenciais com sua máquina de lavar roupas.

Cuidados essenciais com sua máquina de lavar roupas

Uso correto das funções da máquina de lavar

Máquinas de lavar modernas são equipamentos sofisticados que podem ajustar seus ciclos de lavagem, centrifugação e enchimento com base em programas selecionáveis pelo usuário.

Esses programas são controlados por um microprocessador que ajusta a duração de cada ciclo, bem como a quantidade de água usada e sua temperatura, dependendo do tipo de roupa que você deseja lavar.

Infelizmente, é comum cometer erros ao carregar a máquina de lavar e ao escolher o programa, aumentando o desgaste do motor e as peças mecânicas deste aparelho.

Um erro comum é encher a máquina de lavar com muitas roupas, ou seja, com ou acima de sua capacidade máxima.

Continua depois da publicidade

Essa sobrecarga, juntamente com uma seleção incorreta do nível da água, força a máquina de lavar a fazer ciclos mais longos. Isso aumenta o gasto de eletricidade, reduz a eficiência da lavagem e acelera a deterioração dos mecanismos da máquina de lavar.

Continua depois da publicidade
Cuidados essenciais com sua máquina de lavar roupas
Cuidados essenciais com sua máquina de lavar roupas
Fonte: Canva Pro

Cuidados e limpeza das partes internas da sua máquina de lavar

É importante controlar a calcificação em sua máquina de lavar, o que afeta tubos, sensores e válvulas.

Essa calcificação é produzida pela presença de minerais na água da casa que, com o tempo, formam pedras ou aderências.

É aconselhável aplicar um produto amaciante para máquinas de lavar a cada 3 meses se a água em sua casa tiver um alto nível de magnésio e cálcio.

Se a água estiver com um nível mais baixo desses minerais, você pode usar este produto amaciante para máquinas de lavar a cada 6 meses.

Limpe o tambor de qualquer resíduo de manchas, tecido, sujeira ou outros que tenham permanecido dentro dele após terminar a lavagem.

Não deixe suas roupas na máquina de lavar quando sua última centrífuga terminar. Retire-o e coloque-o na secadora ou pendure-o imediatamente.

A umidade das roupas no tambor favorece sua oxidação e causa o aparecimento de mofo e odores desagradáveis.

Cuidados essenciais com sua máquina de lavar roupas

Cuidados e limpeza das partes externas da sua máquina de lavar

Poucas pessoas param para pensar que uma máquina de lavar roupa também precisa de atenção do lado de fora para manter sua aparência brilhante e parecer nova.

As máquinas de lavar funcionam com água, o que implica o risco permanente de ferrugem aparecer dentro e fora delas.

Além disso, elas geralmente são colocadas ao lado de secadoras, em espaços mal ventilados ou úmidos, o que favorece o aparecimento progressivo de ferrugem em pontos vulneráveis.

Certifique-se de que a área de lavagem da sua casa tenha boa ventilação para remover o excesso de umidade que pode danificar seu equipamento.

Também limpe resíduos de poeira e detergente que ocasionalmente caem da máquina de lavar com um pano umedecido. Então seque tudo com um pano.

Veja aindaQuer aprender uma receita com massa levinha? Confira a receita do bolo de iogurte fofinho

5 MISTURINHAS CASEIRAS mágicas para ajudar na FAXINA

Carregando comentários aguarde...
...
...