Como limpar o organismo? 5 alimentos que vai ajudar no funcionamento do fígado

O fígado é responsável pelo o bom funcionamento do organismo

Anúncio


Se cada órgão do corpo humano tem uma função específica, então veja os cuidados que devemos ter com o nosso organismo. Cada parte do nosso corpo precisa de atenção especial. Por isso, a coluna Lar Doce Lar, de 11 de fevereiro,  mostra como limpar o organismo e garantir a qualidade de vida.

Confira também: Como Cultivar Berinjelas? Aprenda O Passo A Passo

Como limpar o organismo com 5 alimentos super saudáveis

Como limpar o organismo com 5 alimentos super saudáveis
Limpeza do organismo com 5 alimentos super saudáveis – Foto: Pixabay

Sobretudo, este é o caso do fígado, uma das primeiras partes do corpo a sentir os resultados de maus hábitos, especialmente os hábitos alimentares. A boa notícia é que, precisamente através da nutrição, podemos deixar esta parte importante funcionando de forma exemplar. 

Quando vamos além dos limites e cedemos às tentações de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas ou mesmo através de muitos medicamentos. O fígado fica sobrecarregado, porque praticamente tudo passa por ele. 

Então, para contornar esta situação, é necessário seguir uma dieta desintoxicante e ingerir alimentos específicos que aceleram a recuperação. 

Continua depois da publicidade

A hidratação tem o papel de eliminar toxinas através do suor, fezes e urina, e aqui vale a pena beber muita água, suco natural, chá, sopa e alimentos ricos em água, como melancia por exemplo.

Continua depois da publicidade

Do mesmo modo, as fibras têm o mesmo papel da água, mas para a parte sólida, removendo toxinas do corpo e regulando o funcionamento dos intestinos. Além disso, existem alguns alimentos “desintoxicantes” que melhoram o processo de recuperação do organismo. 

Saiba mais: Amaciante Caseiro Com Resultado Incrível? Aqui Você Aprende!

Problemas e os sintomas 

A princípio, nos dias seguintes a estes exageros, é comum sentir uma “boca amarga” Aliás, este é um sinal que o corpo envia para indicar que estão sobrecarregando nosso fígado. 

Se não funciona bem, nosso corpo também não funciona bem. As consequências não são agradáveis: fadiga, baixa resistência, inflamação, pele seca e ganho de peso. 

Portanto, em geral, é recomendado comer alimentos frescos e crus para garantir uma boa ingestão de elementos desintoxicantes, principalmente fibras e água. Por exemplo, a couve é um excelente aliado que, além da fibra, possui vitaminas B que neutralizam as toxinas e facilitam o metabolismo das gorduras.  

5 alimentos que auxilia no bom funcionamento do fígado

Como utilizar o vinagre nas roupas.
Como utilizar o vinagre nas roupas. Foto: Canva pro

Vinagre: Em primeiro lugar, o vinagre é um ácido acético, e muita gente usa ele para temperar salada. Além disso, este alimento funciona com adstringente, e dentro do corpo fará uma limpeza interna do organismo. 

Açafrão-da-terra:  é um potente anti-inflamatório natural e estudos apontam para sua capacidade de proteger o corpo contra infecções intestinais e vários tipos de câncer. O açafrão-da-terra melhora o sabor de qualquer alimento!

Limão: Primeiramente, ele oferece vários benefícios à saúde, incluindo a função antioxidante: Experimente beber meio copo de água quente de limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar as toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em poucos dias você sentirá sua energia revitalizada. 

Chá verde: De maneira idêntica, o chá verde estimula o fígado, aumentando a eliminação de toxinas do corpo. Contudo, beba a última xícara de chá verde no máximo até às 17 horas, pois é estimulante e pode atrapalhar o seu sono à noite.

Alecrim: Assim como o chá verde, o chá de alecrim é digestivo e também estimula. Para fazer o chá, basta colocar um raminho em uma xícara de água fervente e deixar ferver por alguns minutos. Depois que você coar a água e beba!

Por fim, se você precisar adoçá-lo, adicione um pouco de mel ou misture o chá com uma erva de sabor doce, como a citronela ou a menta. Mas não exagere, duas xícaras de chá por dia é mais do que suficiente. 

Veja também: Morango: 7 Truques Para Evitar Que Estrague Rápido

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...