Como escolher piso de cerâmica? Te respondemos agora!

Decidir a cerâmica é um passo muito importante

Não há nada melhor do que uma renovação no ambiente. Às vezes, detalhes como mudar a cerâmica do piso, já fazem uma enorme diferença. Por isso, hoje, 02/12/2021, aqui no Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor cerâmica para cada ambiente. Por isso, não deixe de conferir esse artigo. Aprenda agora como escolher piso de cerâmica! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e confira!

O que é preciso saber

A hora da reforma costuma ser a hora da dor de cabeça. Escolher acabamento, revestimento entre outros assuntos é um passo muito decisivo. Mas com as dicas certas, fica muito mais difícil levar prejuízo.

O piso de cerâmico é costumeiramente o mais procurado para revestimentos em toda casa, por conta de seu preço mais acessível e prática de conservação. Portanto, para evitar dor de cabeça durante este processo siga as dicas a seguir:

  • Defina o local de aplicação: cerâmicas de parede têm resistência menor do que cerâmicas para piso;
  • Análise o tráfego de pessoas: lugares com maior tráfego de pessoas é necessário pisos de maiores resistências;
  • Confira se o produto é de qualidade: testes de resistência, impactos, lascamentos e manchas são muito importantes neste momento;
  • Tenha em mente a praticidade para momentos como limpeza e manutenção:  pisos com textura lisa ou menos ranhuras são mais fáceis de limpar.

Lembre-se também da decoração:

Como escolher piso de cerâmica. Foto: Canva Pro.
Como escolher piso de cerâmica. Foto: Canva Pro.

Precisa haver um alinhamento entre eles. Não é proibido ousar, mas cores claras e neutras costumam ser de fácil combinação;

Saiba qual é o PEI do piso:

A classificação segundo teste de resistência a depender do ambiente é conhecida como Índice PEI e todas as cerâmicas de qualidade devem ter seu PEI informados na embalagem.

Como saber se é de boa qualidade

Observe fatores como resistência a impactos, lascamentos, manchas, uniformidade no tamanho das peças e resistência à mancha de água são alguns dos fatores que fazem a diferença. Pesquise sobre o fabricante: é imprescindível saber a procedência do piso, essa forma será essencial para reconhecer suas propriedades.

Vantagens

O piso frio, como o próprio nome já diz, tem a vantagem da temperatura ser fria, o que é um grande aliado para regiões de clima mais quente, pois ajuda na climatização do ambiente. Além disso, para ambientes como casas com adultos e/ou crianças alérgicas, o piso de cerâmica é a melhor opção. Esse tipo não acumula poeira e não está sujeito à proliferação de fungos.

Outro fator positivo para esse tipo de piso é a variedade que pode ser encontrada, com inúmeras possibilidades de cores e texturas. Essa variedade permite maiores opções para cada tipo e estilo de projeto. Ainda por cima, o preço varia bastante, incluindo pisos bem baratos com excelente custo-benefício.

Além disso, a durabilidade torna-se um excelente diferencial. Este piso costuma ser mais durável que outros tipos de pisos, inclusive muito mais resistentes à água e bactérias. Uma vez bem instalado, com a utilização de um revestimento de qualidade, um piso de cerâmica pode chegar a durar 20 anos ou até mesmo mais.

Como escolher piso de cerâmica. Foto: Canva Pro.
Como escolher piso de cerâmica. Foto: Canva Pro.

Veja mais: Como Eliminar Tinta De Móveis De Couro – Siga Este Passo A Passo.

Dicas de decoração com a arquiteta Cristina Antonelli

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.