Como escolher goiaba? Leia agora as dicas que selecionamos para você escolher as melhores

Como escolher goiaba: dicas para não errar

Anúncio


De repente bate aquela saudade de comer uma fruta que não come há um bom tempo, certo?Para uma fruta mais saborosa, é preciso saber o momento certo de comê-la. Para saciar a sua vontade, hoje, 02/12/2021, aqui no Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como escolher goiaba! Leia o artigo e confira!

O que é preciso saber no momento da escolha

Escolha goiabas firmes ao toque, sem manchas ou marcas de batidas. Normalmente, essas marcas indicam que a fruta já está muito machucada, podendo deixar a polpa exposta à bactérias. Observe também se há entradas de insetos ou semelhantes a picadas – isso pode prevenir que você ingira uma fruta com possíveis lagartinhas dentro.

Para saber se a goiaba já está madura o suficiente, observe sua cor: esta deve ser verde-amarelada, portanto nem tão amarela, nem tão verde. Utilize o tato também, a gruta precisa estar macia ao toque, isso indicará que ela já está próxima ao período mais propício para ser comida.

Uma goiaba muito dura ao toque ainda é considerada muito verde, assim como excessivamente mole, já está passada. Além desses fatores, procure utilizar o recurso do olfato também. Quanto mais cheirosa a goiaba estiver, mais saborosa será a sua polpa.

Ademais, existem épocas nas quais são mais propícias encontrar goiabas em vendas de bancas de bairro, ou até mesmo mercados. A safra normal da goiaba costuma ser de janeiro a março. Mesmo que ela possa ser produzida durante o ano todo, esses são meses de abundância.

Continua depois da publicidade

Quanto de goiaba é indicado ingerir por dia

Como escolher goiaba. Foto: Canva Pro.
Como escolher goiaba. Foto: Canva Pro.

A goiaba é uma fruta excelente desde a sua polpa até mesmo a casca. Esta última inclusive, repleta de fibras, melhorando a digestão. Além disso, é uma fruta que contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue, visto sua concentração de pectina.

Continua depois da publicidade

Ademais, sua quantidade de vitamina C é extremamente alta, aproximadamente 3 vezes superior ao que o organismo humano precisa diariamente. Por conta disso, a ingestão de 1 goiaba ao dia costuma ser suficiente.

Como realizar a higiene da fruta

Primeiramente, lave-a com água corrente. Feito isso, em uma bacia ou recipiente grande o suficiente, misture 1 litro de água para 1 colher de cloro, ou água sanitária. Mantenha as goiabas imersas nesta solução por 10 a 15 minutos. Em seguida, retire as frutas e lave-as novamente em água corrente.

Receitinha para aquela goiaba já quase passando do ponto

Caso tenha visto essas dicas apenas após comprar suas frutinhas, não tem problema. Há solução para aquela goiaba que já está mais do que madura e que não será ingerida a tempo.

Portanto, segue uma receita de geleia de goiaba, sendo uma delícia para ser ingerida no café da manhã, naquele pãozinho fresquinho com café, ou até mesmo como sobremesa, como calda para sorvete, por exemplo.

Como escolher goiaba. Foto: Canva Pro.
Como escolher goiaba. Foto: Canva Pro.

Para essa receita será necessário: 6 unidades de goiaba vermelha para 3 colheres de açúcar refinado. Após higienizadas, será preciso partir as goiabas ao meio e levá-las para  fogo em conjunto ao açúcar. Caso queira dar um sabor a mais, tempere com um pouco de cravo e canela.

Feito isso, basta esperar levantar fervura até que estejam como uma mistura uniforme, e estará pronta.

Veja mais: Saiba Como Cultivar Morangos Em Vaso E Colha Suas Próprias Frutas.

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...