Pensando em comprar abóboras? Leia agora como escolher as melhores!

Como escolher abóbora: dicas para não errar

Anúncio


Ultimamente a ida ao mercado por si só já é um sinal de preocupação, por conta disso devemos evitar ao máximo o desperdício. Por isso, é preciso saber escolher certinho os alimentos que irão para sua casa. A abóbora é um legume repleto de benefícios, e sua inclusão na dieta somente trará pontos positivos. Por conta disso, hoje, 23/11/2021, aqui no Tecno Notícias, vamos dar algumas dicas sobre como escolher abóbora! Leia o artigo e confira!

Quais os tipos de abóbora?

Existem diversas espécies de abóbora devido à polinização cruzada. Isso decorre em variações como por exemplo, de tamanho, coloração, forma, textura e até mesmo valor nutricional.

Abóbora moranga:

É um dos tipos mais populares.  Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil também podem ser encontradas com o nome de jerimum. É famosa pelo preparo do prato chamado “Camarão na Moranga”.

Abóbora Paulista:

Possui polpa mais firme e seus tamanhos são variados, assim como sua coloração. Mais madura, possui sua coloração em tonalidades mais amareladas.

Abóbora japonesa:

Também conhecida como Cabotiá, é o cruzamento de duas outras espécies. O resultado é sua casca rígida verde escura, polpa densa e sem muita água em seu interior.

Continua depois da publicidade

Como escolher abóboras

Escolha abóboras que mantenham sua cor original (normalmente, mais alaranjadas), sem rachaduras e manchas escuras. Preste atenção na polpa, em conjunto aos caroços, sua coloração não pode ser muito escura ou contar com fungos.

Continua depois da publicidade

Além disso, prefira abóboras mais opacas. Aquelas muito brilhantes indicam que foram colhidas há muito tempo, portanto quanto menos brilho, melhor. Caso restem dúvidas referente ao tamanho, opte pela mais pesada.

Como conservar abóbora

Logo ao comprar, ela pode ser mantida na geladeira por até 7 dias, embalada em saco plástico perfurado (embalagem diferente daquela em que foi comprada). Caso opte por conservar a abóbora já descascada, até mesmo cortada, poderá guardá-la sob refrigeração  de 3-4 dias. As cascas são a própria proteção do legume, portanto quando esse uma vez exposto, seu tempo de conservação será menor.

Além disso, outra opção viável é a fervura da abóbora até o cozimento. Após cozida e retirada a casca, e sem a água, a abóbora pode ser congelada até que ocorra um momento mais propício para ser cozinhada novamente.

Benefícios da abóbora

Como escolher abóbora. Foto: Canva Pro.
Como escolher abóbora. Foto: Canva Pro.

Rica em sais minerais, como cálcio, fósforo, zinco, selênio, magnésio e principalmente, betacaroteno. Assim como sua polpa, suas sementes são extremamente nutritivas e o óleo extraído dessas são consideradas excelentes fontes de gorduras insaturadas.

Os benefícios encontrados neste legume são imensos: devido à sua alta taxa de vitamina A, bem como carotenóides, a abóbora pode melhorar a saúde dos olhos; devido à presença de fibras, aumenta a sensação de saciedade; por conter poderosos antioxidantes como luteína, ajuda na prevenção à catarata; e ainda pode fortalecer o sistema imunológico  e prevenir rugas, contribuindo para a melhora da pele.

Congelar pode ser uma ótima saída para aumentar a durabilidade

Para aquelas verduras, frutas ou legumes já um pouco mais maduros, que correm grande risco de sair da validade, então congelá-las ajuda a reduzir o desperdício. É importante que estejam higienizadas previamente, e sem casca.

No caso da abóbora, pode virar um nutritivo purê repleto de fibras que ajudam a regular o intestino, aliviando a prisão de ventre. Além de rico em betacaroteno, possui poucas calorias, sendo um excelente complemento para as refeições.

Veja mais: Saiba Como Cultivar Morangos Em Vaso E Colha Suas Próprias Frutas.

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...