Como cultivar cravo da índia? Aprenda essa dica

Coloque essa planta no seu jardim

Anúncio


Hoje, 28 de Janeiro de 2022, aqui no Lar Doce Lar, vamos aprender como cultivar cravo da índia e conhecer um pouco mais sobre da onde vem, como plantar e cuidar desse condimento tão presente na cozinha.

Saiba como cultivar cravo da índia

Apesar de receber o nome de cravo da índia, essa planta é originaria da Indonésia. Por muito tempo foi rara, pois só era encontrada nas Ilhas Molucas. Mas com as navegações, hoje elas já são encontradas em qualquer lugar, mas ainda precisam das mesmas condições para se desenvolver, lugares úmidos e tropicais.

O cravo da índia é muito usado em pratos como doce de abobora, canjica e  arroz doce. Além disso, usado também como chá, em pó misturado com agua,  e também como óleo essencial.

Esse condimento é um analgésico e antisséptico natural, muito usado para combater infecções e amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, entre outros.

Faz bem para os ossos, é relaxante muscular, usado muito em massagem seja em óleo ou gel; Colabora com a prevenção ao câncer, melhora a saúde do fígado e facilita a digestão; E ainda é um repelente de inseto natural.

Continua depois da publicidade

Ou seja, existem muitos benefícios em ter esse condimento por perto. No entanto para cultivá-lo é preciso espaço, isso porque o cravo da índia se torna uma árvore de tamanho médio, que além de tudo, oferece uma maravilhosa sombra para os dias quentes.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim você pode plantá-la em vaso, só é importante garantir que ele seja grande e resistente, e faça podas regulares na árvore quando atingir um bom tamanho.

Portanto, se você tem espaço e deseja ter essa planta na sua casa, veja as dicas de como cultivar.

Passo a passo de como cultivar cravo da índia

cultivar-cravo-da-indiaConheça mais sobre esse condimento. Canva

Em primeiro lugar, é importante que o local escolhido para ser plantada, tenha uma certa profundidade para o bom desenvolvimento.

O solo ideal é argiloso e fértil, sendo assim, prepare um substrato rico em matéria orgânica, leve e com ph neutro.

Outro ponto importante é o sol. O cravo da índia precisa dessas duas combinações: sol e agua abundante.

Compre as sementes em lojas especializadas e coloque-as para germinar em um substrato simples, e garanta que essas semente são novas, de no máximo 2 pois meses após a colheita. Por isso vale conhecer a procedência. Depois disso, deixe-a de molho por 24hs para facilitar a germinação e eliminação da polpa. Quando ela atingir 30cm, replante para o local definitivo.

Plantar cravo da índia, é um processo lento e cuidadoso. Ela leva em media 6 anos para mostrar os primeiros botões.

Importante: o cravo da índia em si, é o botão das rosas da arvore, portanto precisa ser colhido antes que as flores fiquem muito vermelhas. Depois disso, basta coloca-la para secar ao sol, e ela estará pronta para ser utilizada da forma que mais te agrada.

Veja também: Economia com resultados; veja como fazer adubo fácil e sem custo perfeito para todas as plantas

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...
...