Como cultivar couve? Descubra hoje!

Saiba como cultivar esta hortaliça!

Anúncio


A couve é uma hortaliça que tem muitos benefícios, como a prevenção de câncer, melhora do sistema imunológico, do intestino, ossos, dentes e redução do colesterol! Assim, pode ser utilizada em saladas, sucos, tortas e várias outras preparações, sendo amada por muitas pessoas! Por isso hoje, 13/12, você vai aprender aqui, no Lar Doce Lar, a como cultivar couve e ter essa verdura com tantas vantagens e possibilidades culinárias disponíveis a qualquer instante na sua casa!

Passo a passo para cultivo da couve

A couve é uma planta pequena, que atinge cerca de 60 a 100 centímetros de altura, mas ocupa um bom espaço no quesito largura, sendo necessário uma área de 50 a 70 centímetros entre um pé de couve e o outro.

As mudas são feitas por sementes ou brotos retirados de plantas adultas, que podem inicialmente ser colocadas em sacos ou garrafas PET com terra e mais tarde cultivadas no chão ou em vasos maiores.

As covas para plantio precisam ser rasas, com cerca de 0,5 centímetros de profundidade e é necessário estar atento(a) as condições do solo, clima, luz do sol, irrigação e a forma como realizar a colheita.

Solo

Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.
Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.

A couve gosta de solos que possuem muita matéria orgânica para que consiga se desenvolver plenamente, caso contrário, não atinge a sua evolução completa. Então antes de plantar as mudas ou sementes, acrescente adubo orgânico na terra, como esterco bovino, de galinha ou resíduos de cascas de verduras.

Continua depois da publicidade

Clima

Embora o clima preferido da couve seja em torno de 7 a 22ºC, existem muitos cultivos que suportam até 28ºC. Dessa forma, é possível criá-la em qualquer região do Brasil, se atentando apenas a incidência da luz do sol e a irrigação, tornando o plantio da couve favorável em qualquer época do ano!

Continua depois da publicidade

Luz do sol

Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.
Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.

A couve precisa da luz do sol para se desenvolver, porém, em climas mais quentes (verão), quatro horas diárias de sol são suficientes. Já em épocas mais frias (inverno), você pode deixá-la por mais tempo exposta ao sol.

Portanto, se a sua couve estiver em um vaso, basta movê-la de local. Mas se estiver no chão, é preciso prestar atenção no momento da plantação, para que ela não fique o dia inteiro desprotegida e com a incidência da luz solar.

Irrigação

Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.
Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.

Regue a couve diariamente com água, pois esse vegetal prefere solos mais úmidos. Entretanto, vale lembrar que solos úmidos não são solos encharcados! Pois este último prejudica as raízes da planta e a deixa mais vulnerável a doenças.

Colheita

As folhas de couve normalmente são colhidas de 70 a 90 dias depois do plantio, retirando sempre as folhas maiores, de baixo para cima, puxando os talos para baixo cuidadosamente, bem próximo ao caule. E lembre-se de não remover todas as folhas do pé para que a planta se recupere e continue a se progredir!

Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.
Como cultivar couve, Foto: Canva Pro.

Veja também: Cultivar hortelã em vaso: veja dicas para cultivo e os benefícios da erva

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...
...