Primeiramente, o coqueiro (Cocos nucifera ) é um membro da família das palmeiras e a única espécie viva do gênero Cocos. O termo “coco” pode referir-se ao coqueiro inteiro, à semente, ou ao fruto, que é considerado uma drupa, e não uma noz. Dito isso, hoje, 28 de janeiro, o Casa & Agro do Tecnonotícias te ensinará como cultivar um mini coqueiro de jardim.
O nome vem de origem portuguesa, e significa “cabeça” ou “crânio”. Eles são onipresentes nas regiões tropicais costeiras e são um ícone cultural dos trópicos.O coqueiro fornece alimento, combustível, cosméticos, medicina popular e materiais de construção, entre muitos outros usos. Por isso, plantar um mini coqueiro de jardim é uma ótima opção para aproveitar todos os seus benefícios.
Assim, leia também: Ganhou um mini cacto? Aprenda como cuidar, regar e dicas para mantê-lo sempre verdinho
Como plantar mini coqueiro de jardim
Os coqueiros são plantas encantadoras que produzem frutos saborosos. Eles crescem naturalmente em climas tropicais, mas você também pode plantar um em casa. O processo é bem simples. Você pode germinar a semente do próprio coco ou comprar a muda. Hoje te ensinaremos o plantio a partir da germinação da semente.
Após, coloque o coco vazio em um balde de água morna e deixe submerso por três dias. Este processo irá amolecer e acelerar a germinação. Em seguida, encha um saco plástico com uma xícara de água, coloque o coco no saco e feche-o. Guarde o saco em um local quente e escuro por 3 meses. A semente estará totalmente desenvolvida quando as raízes atingirem um comprimento de 15 centímetros.
Por fim, é necessário preparar a terra com adubos orgânicos, húmus é uma boa opção. Plantar um mini coqueiro de jardim em vasos limita seu crescimento e diminui sua vida. Então, o recomendado é escolher um local em seu quintal onde considere que seu coqueiro terá espaço para as raízes crescerem fortes e saudáveis.
Portanto, confira também: Como cultivar mini rosas em vasos de forma fácil e prática: guia completo

Como cuidar
Os cuidados com o coqueiro são poucos e simples. Primeiro, plante em uma área quente e regue com frequência. Uma vez que seu coqueiro começou a crescer, você não pode regá-lo com muita frequência. Se decidir plantar sua muda, lembre-se de adicionar areia ou vermiculita ao novo solo para manter a água drenando bem, para em breve ter um coco mais saboroso que outro .
Em segundo lugar, os coqueiros em crescimento requerem fertilizantes regulares e completos. Procure um fertilizante que forneça tanto os nutrientes básicos quanto os nutrientes como boro, manganês e magnésio. Terceiro, os coqueiros são muito sensíveis ao frio, forneça luz suplementar e mantenha-a longe de correntes de ar. Por fim, agora é só curtir seu mini coqueiro de jardim.
Ademais, leia também: Mini horta: aprenda como plantar coentro em vaso de forma fácil e prática