Anúncio

Mata mato caseiro: faça esse herbicida em casa facilmente e deixe o seu jardim livre

Ele age de forma natural no controle do mato sem causar danos ao meio ambiente

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Casa & Agro, do Tecnonotícias, de hoje, 26 de fevereiro, ensinará como fazer um mata mato caseiro, ou seja, um  herbicida sustentável e orgânico capaz de eliminar ou diminuir o mato do seu jardim. Contudo, além de ser muito simples de fazer, esta receita não causará nenhum dano à sua saúde e à dos seus animais domésticos.

Continua depois da publicidade

A maioria dos herbicidas industrializados estão carregados de elementos químicos que, além de perigosos, podem empobrecer o solo e acabar com a beleza do seu jardim. Desse modo, o nosso mata mato caseiro pode ser uma ótima alternativa, pois, como contém apenas materiais de uso diário, age naturalmente no controle do mato sem causar danos ao meio ambiente.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Como plantar caqui a partir do caroço: guia prático para você ter esse fruto em casa facilmente

Continua depois da publicidade

Mata mato caseiro: Aprenda como fazer

O capim, ou erva daninha, nasce de forma espontânea em qualquer espaço. Além disso, plantas deste tipo são muito resistentes e não necessitam de um solo rico em nutrientes para se desenvolverem. Porém, quando já estão na fase adulta, estas ervas podem afetar negativamente as outras plantas que cultivamos no jardim, pois podem começar a disputar o espaço, água, luz e minerais do solo.

mata mato caseiro
Mata mato caseiro (Reprodução Canva Pro)

Pesquisas mostram que o ácido acético do vinagre pode funcionar como um herbicida natural no controle de ervas daninhas e mato. Por outro lado, o cloreto de sódio também pode ajudar nesta causa, absorvendo a água presente no capim, e assim, promover a morte da planta por desidratação em dois dias.

Como preparar o mata mato caseiro

Algumas ervas possuem cerdas em seu corpo. Isto é, um sistema de defesa natural contra o acúmulo de líquidos em seu caule. Entretanto, como o detergente dará liga a essa mistura, o produto permanecerá por muito mais tempo, mesmo que chova. Sendo assim, basta separar estes ingredientes para começarmos:

Veja também: Plantas trepadeiras de crescimento rápido para muros: as melhores opções e dicas para deixar seu muro muito mais bonito

  • 1 vidro de vinagre de álcool;
  • 1 garrafa pet de 2 litros (ou pulverizador);
  • 500 ml de detergente neutro;
  • 1 litro de água fria;
  • 1 kg de sal de cozinha.

Passo a passo

Primeiro, misture todos os ingredientes em um balde e, em seguida, transfira a mistura para a garrafa pet. Desse modo, faça pequenos furos em sua tampa para que você possa borrifar o mata mato caseiro sobre os locais escolhidos. Entretanto, evite deixar cair este produto sobre as demais plantas do seu jardim e, após os matos secarem, faça a capina e limpeza do lugar.

Você também pode gostar: Benefícios do ora-pro-nóbis para a pele: veja como deixar a sua pele perfeita em poucos passos com essa planta

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More