Anúncio

Cultivo de cogumelos comestíveis: saiba como fazer isso em casa facilmente

O resultado dessa plantação irá te surpreender

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Na última década, houve um aumento considerável no consumo de cogumelos comestíveis. Acredita-se, que vegetarianos e os adeptos ao veganismo, foram os grandes responsáveis por este up. À primeira vista, o cultivo caseiro deste fungo delicioso parece muito complicado, mas podemos afirmar que não é. Então, acompanhe o  Casa & Agro, do Tecnonoticias de hoje, dia 19 de janeiro e comprove.

Continua depois da publicidade

Alguns cogumelos conseguem se desenvolver em superfícies, como gramas, cascas de sementes e árvores. Porém, por questão de saúde, vamos criar um ambiente adequado para o plantio dos fungos. Dessa forma, nos passos a seguir, falaremos de dois fatores importantes, na hora de criar estes ambientes.

Continua depois da publicidade

Saiba mais: Como eliminar cochonilha branca: acabe com essa praga imediatamente no seu jardim

Continua depois da publicidade

Como cultivar cogumelos comestíveis em casa

A umidade correta e uma quantidade de nutrientes balanceada, são dois  elementos que nos fazem ter  sucesso na cultura. Portanto, nos processos de cultivo, todas estas questões já foram levadas em conta. Assim, basta seguir o passo a passo corretamente.

Cultivo de cogumelos comestíveis
Cultivo de cogumelos comestíveis (Reprodução Canva Pro)

Como fazer o substrato

Para esta etapa, primeiro devemos escolher entre, folhas secas, serragem, fibra de coco ou palha. Desse modo, você precisará de um balde com tampa com volume aproximado de 20 litros. Em seguida, faça furos por toda a lateral do recipiente. Além disso, vamos precisar também de alguns itens:

  • Escumadeira;
  • Panela de alumínio;
  • Termômetro;
  • 2 sacos de lixo de 100 litros;
  • Escorredor;
  • Sementes do cogumelo comestível escolhido.

Veja também: Fruta do milagre: conheça os benefícios e saiba como consumir esse mágico alimento

Do preparo, ao plantio e colheita

Primeiramente, pegue o material orgânico escolhido e leve ao fogo na panela com água. Deixe a mistura cozinhar por cerca de 2 horas, em 70 graus. Dessa forma, todas as bactérias e fungos serão eliminados.

Para finalizar o processo de cozimento, retire o substrato da panela utilizando a escumadeira e despeje no escorredor. Para esfriar, deixe-os sobre dos sacos de lixo e não se esqueça de cobri-los para evitar contaminação. Agora, basta colocar o substrato e as sementes dentro do balde furado.

A partir de agora, o sucesso do seu plantio dependerá exclusivamente da armazenagem. Portanto, coloque o balde em um local úmido, fresco e sem luz. Após duas semanas, os primeiros brotos aparecerão, mas a colonização completa costuma ser ao final de 32 dias.

Um ciclo de produção de cogumelos completo, pode levar de 90 a 120 dias. Contudo, a média é de 5 a 6 coletas por balde. Nesse sentido, é recomendado que após cada colheita, seja cumprido um intervalo de 3 semanas para fazer a próxima.

Você também pode gostar de: Água de berinjela emagrece? Conheça os principais benefícios e aprenda a fazer em casa

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More