Anúncio

Como cultivar um bonsai seja dentro de casa ou no quintal: aprenda com quem sabe

Saber como cultivar um bonsai é importante para cuidar da pequena árvore dentro ou fora de casa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Árvore em miniatura, plantada em vaso ou recipiente pequeno. O bonsai é uma planta que conquistou os amantes de jardinagem. Afinal, ela deixa o ambiente charmoso e lindo. Se você quer aprender como cultivar um bonsai, neste domingo, 23 de janeiro, no Casa & Agro, do Tecnonotícias, vamos te ensinar.

Continua depois da publicidade

Antes de saber como cultivar um bonsai, é importante lembrar que essa é uma planta originária da China. Por volta de 700 d.C. que houve o desenvolvimento de técnicas para que as árvores anãs fossem criadas em recipientes. Acreditava-se que essa pequena planta representava todo o Universo.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Conheça os significados do Bonsai e as melhores dicas para cultivo 

Continua depois da publicidade

Dicas de como cultivar um bonsai

Como cultivar um bonsai
Como cultivar um bonsai (Imagem: Getty Images/iStockphoto)

Para cultivar um bonsai com saúde é preciso tomar alguns cuidados especiais. O primeiro deles é na hora de escolher a árvore, sendo necessário saber onde irá plantá-la, se é dentro ou fora de casa.

Isso porque os cuidados com bonsais internos são diferentes. Afinal, eles irão ficar em um espaço menor, necessitando de menos terra, nutrientes e água.

Confira mais: Como cuidar de bonsai: aprenda os macetes para que ele fique sempre lindo

Coloque a pequena árvore no sol todos os dias

Todas as árvores necessitam de luz, portanto, o bonsai não é diferente. É importante saber qual o tipo de bonsai, se ele é tropical, subtropical ou outro. Afinal, somente assim é possível saber qual a temperatura que ele prefere.

Uma boa dica é cultivar uma espécie que pertença ao mesmo clima de onde você mora. Dessa forma, o bonsai vai conseguir tolerar a incidência de luz, chuvas, geadas e outros efeitos da natureza.

Só regue o bonsai quando a terra estiver seca

Se você for cultivar o bonsai tropical dentro de casa, fique atento quanto a umidade. Afinal, o uso de ar condicionado ou umidificadores pode deixar a terra da árvore mais ressecada. Nesse caso, é bom deixar uma bandeja com água próxima a ele. Para ter o equilíbrio perfeito da rega do seu bonsai, regue o solo quando ele estiver seco.

Cuide bem da adubação e mantenha a poda em dia

A terra adubada é uma mistura de húmus de minhoca, pois favorece a drenagem do vaso, associado a cascalhos finos. Os que são cultivados dentro de casa podem ser adubados com frequência, já os de jardim somente na primavera.

A poda deve ser feita com frequência, pois somente dessa forma ele vai ficar com o formato desejado. Os galhos crescem mais nas bordas. Essa dica serve para os que são cultivados dentro e fora de casa. Essas são as principais dicas de como cultivar um bonsai. Dessa forma, a planta nascerá saudável!

Saiba mais: Cultivo de plantas ornamentais: dicas de como fazer no quintal de casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More