Anúncio

Alho-poró: aprenda a plantar e conheça mais sobre esse tempero muito saboroso

Gosto inesquecível e muitos benefícios para a saúde

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Alho-poró é um allium, ou seja, da mesma família do alho, da cebolinha e da cebola. Dito isso, hoje, 23 de janeiro de 2022, o Casa & Agro, do site Tecno Notícias , te apresentará essa maravilha, caso ainda não o conheça.

Continua depois da publicidade

Antes de tudo, se ainda não experimentou o alho-poró de nenhuma forma, saiba que ele tem um sabor doce e que adiciona aroma ao alimento. No entanto, é mais suave do que a maioria dos outros alliums.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como cultivar alho poró em casa: não compre alho no mercado antes de ver isso

Continua depois da publicidade

Quais os benefícios do alho-poró

O alho-poró é denso em nutrientes, o que significa que é baixo em calorias, mas rico em vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo, ele é particularmente rico em carotenóides provitamina A, incluindo beta-caroteno, importante para a visão e função imunológica. 

O alho-poró também é uma boa fonte de manganês, podendo ajudar a reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM) e promover a saúde da tireoide. Também fornece pequenas quantidades de cobre, vitamina B6, ferro e folato. Além disso, é uma rica fonte de antioxidantes, particularmente polifenóis e compostos de enxofre.

Alho-poró
Alho-poró: aprenda a plantar e conheça mais sobre esse tempero muito saboroso/ Fonte: Pixabay

Como plantar alho-poró

O método mais confiável é semear em vasos e transplantar mudas quando estiverem com cerca de 20 cm de altura. Também é possível comprar muda de alho-poró em viveiros ou por correspondência. O alho-poró precisa de um local ensolarado e protegido, com solo bem drenado e bem preparado, com bastante estrume ou fertilizante adicionado.

Em suma, para plantar da maneira tradicional é bem simples. Primeiramente, faça um buraco de 10 centímetros de profundidade e 5 centímetros de distância um do outro. Após, coloque as sementes no buraco, cubra com terra e regue. Se preferir as mudas, basta plantá-las em uma profundidade de 20 centímetros.

Portanto, confira também: Conheça os benefícios do alho-poró e o acrescente as suas receitas; vale a pena

Dica de receita

Agora, chega de deixar você com água na boca, pois é o momento de preparar uma deliciosa tortinha de alho-poró. Para isto, você vai precisar de alguns ingredientes que provavelmente já tem em casa. Confira a lista:

  • 4 alhos-porós; 
  • Orégano;
  • 1 pacote de  massa de pastel pronta;
  • 300 gramas de queijo parmesão ralado;
  • 50 gramas de manteiga.

Primeiramente, lave o vegetal e corte-o em pedaços menores. Logo após, refogue-o na manteiga até que esteja praticamente derretido. Reserve e deixe esfriar. Em seguida, pegue a massa de pastel e faça uma espécie de concha com ela. Após, recheie a concha com o refogado e cubra com o queijo. Por fim, coloque o orégano a gosto, assando sua tortinha de alho-poró no forno por cerca de 15 minutos ou até a massa de pastel dourar. 

Ademais, leia também: Conheça os benefícios do alho-poró e como incluir na dieta da sua família

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More