Anúncio

Pode lavar ovo? Saiba agora como higienizar corretamente

Descubra se o ovo deve ou não ser lavado

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Sabe-se que o ideal é lavar todos os produtos e legumes ao chegar do mercado ou da feira. Isso é importante para proteger a saúde contra bactérias e germes que podem estar nesses alimentos. Mas será que pode lavar o ovo?  Neste domingo, 19 de dezembro, o Casa & Agro, do site Tecno Noticias, esclarece essa dúvida.

Continua depois da publicidade

Muitas pessoas não sabem se pode lavar o ovo ou não. Se pensar simplesmente pela ótica de que higienizar bem os alimentos ajuda na prevenção de doenças, automaticamente lavar o ovo seria o indicado. Contudo, no caso, especificamente do ovo, isso não se aplica. Entenda o porquê a seguir.

Continua depois da publicidade

Você pode gostar: Misturinha de açúcar com bicarbonato para acabar com as baratas em casa de uma vez por todas

Continua depois da publicidade
Pode lavar ovo Saiba agora como higienizar corretamente (Reprodução Pixabay)
Pode lavar ovo? Saiba agora como higienizar corretamente (Reprodução Pixabay)

Por que não pode lavar o ovo?

O ovo possui um certo tipo de película natural, que o protege contra contaminações externas. Assim, quando o ovo é lavado, corre o risco de retirar essa película, aumentando a probabilidade de penetração de microorganismos dentro do ovo.

Além disso, a lavagem do ovo aumenta o risco de contaminação do ovo pela bactéria conhecida como salmonella. Isso porque ela pode estar presente no intestino das galinhas e pode ir parar na casca do ovo. Dessa forma, ao lavar o ovo, essa bactéria que estava na casca pode ser “empurrada” para dentro.

Ressalta-se que essa bactéria já pode estar na parte interna do ovo, mesmo sem realizar nenhuma lavagem. Em razão disso, recomenda-se que não seja realizado o consumo de ovo cru ou mal cozido.

Leia também: Como tirar cheiro de cachorro de dentro de casa? 5 dicas úteis para você eliminar totalmente o odor

Como higienizar e armazenar o ovo

Já que não se deve lavar o ovo, como podemos higieniza-los antes de guardar? Se a casca do ovo estiver muito suja, você pode passar um papel toalha para retirar o excesso da sujeira. Mas, nada de lavar com água e sabão.

Deve-se armazenar o ovo em um local limpo, seco e bem arejado ou na geladeira. Se for armazená-lo dentro da geladeira, o ideal é não colocá-lo na porta, uma vez que nesse local pode haver uma oscilação de temperatura e estragá-lo.

Portanto, agora você sabe que não pode lavar o ovo e todos os riscos que essa medida, que a primeira vista parece ser ideal, pode causar para a saúde. Por fim, lembre-se de nunca consumir o ovo cru ou mal cozido.

Por fim, veja também: Aprenda como tirar cheiro ruim da geladeira: a faxineira contou o segredo que todos querem saber

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More