De uma beleza marcante, a rosa do deserto chama a atenção por onde desabrocha. Agraciada com flores de um tom rosa vibrante e caule grosso, a planta vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Portanto, se você é, assim como a gente, um admirador, continue a leitura. Isso porque hoje, 28 de janeiro, o Casa & Agro do Tecnonotícias vai ensinar como cuidar desta bela flor.
Antes de mais nada, você sabe qual a simbologia da rosa do deserto? Há duas antigas lendas que atribuem significado à planta. O primeiro mito está ligado à religião, e defende que a flor era uma mensagem de Deus àqueles que estavam perdidos no deserto. Já a segunda lenda, diz que a planta proporciona clareza mental, gentileza e atenção.
Assim, leia mais: Como cuidar de lírios: veja como proteger esta flor e não ter problemas com o seu jardim
Características e história da planta
Para começar, destacamos que a rosa do deserto é uma planta nativa da Península Arábica e do continente africano. Essa característica originou o seu sobrenome, “do deserto”, pois a flor vive bem em regiões de clima quente e necessita de pouca água. A seguir, listamos algumas características dessa espécie:
- Adaptou-se muito bem ao clima tropical brasileiro;
- Seu registro mais antigo é de 1819;
- A planta ostenta uma forma singular em seu caule, que é avantajado e redondo (essa característica se manifesta para que a espécie acumule água em sua base e suporte fortes ventos).
Além do mais, a rosa do deserto também possui variações de cores em suas flores. Estas podem aparecer nas cores: rosa, lilás, vermelho, branco com bordas escurecidas e até mesmo preta. Ou seja, elas agradam a todos os gostos.
Portanto, confira também: Como cuidar de cactos: conheça mais sobre o que precisa para que se desenvolva

Como cuidar de uma rosa do deserto
Por ser uma planta de clima quente, a rosa do deserto ama o sol. Por esse motivo, ela precisa ficar exposta aos seus raios ao menos 4 horas por dia, caso contrário, sua floração será prejudicada. Além disso, uma das principais causas de morte dessa planta se dá pelo acúmulo de água em seu substrato. Por isso, é preciso que este seja bastante arejado e com boa drenagem.
Como regar esta flor
Ademais, toda planta gosta e precisa de água, e a rosa do deserto também. Nesse caso, regue-a uma vez por semana durante o verão e a cada 15 dias no período de inverno. Mantenha a terra úmida, mas nunca permita que fique encharcada. Um truque para saber quando a planta precisa de água é colocar o dedo dentro de seu substrato, fazendo um buraquinho. Se estiver seco lá dentro, significa que sua rosa do deserto precisa de água.
Ademais, leia também: Como fazer a polinização da pitaya; conheça o passo a passo para fazer manualmente e encher sua planta de frutos