Anúncio

Rosa do deserto: uma bela flor para jardins e varandas

Conheça a história e aprenda a cuidar dessa flor mística

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


De uma beleza marcante, a rosa do deserto chama a atenção por onde desabrocha. Agraciada com flores de um tom rosa vibrante e caule grosso, a planta vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Portanto, se você é, assim como a gente, um admirador, continue a leitura. Isso porque hoje, 28 de janeiro, o Casa & Agro do Tecnonotícias vai ensinar como cuidar desta bela flor.

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, você sabe qual a simbologia da rosa do deserto? Há duas antigas lendas que atribuem significado à planta. O primeiro mito está ligado à religião, e defende que a flor era uma mensagem de Deus àqueles que estavam perdidos no deserto. Já a segunda lenda,  diz que a planta proporciona clareza mental, gentileza e atenção. 

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como cuidar de lírios: veja como proteger esta flor e não ter problemas com o seu jardim

Continua depois da publicidade

Características e história da planta

Para começar, destacamos que a rosa do deserto é uma planta nativa da Península Arábica e do continente africano. Essa característica originou o seu sobrenome, “do deserto”, pois a flor vive bem em regiões de clima quente e necessita de pouca água. A seguir, listamos algumas características dessa espécie: 

  • Adaptou-se muito bem ao clima tropical brasileiro;
  • Seu registro mais antigo é de 1819;
  • A planta ostenta uma forma singular em seu caule, que é avantajado e redondo (essa característica se manifesta para que a espécie acumule água em sua base e suporte fortes ventos). 

Além do mais, a rosa do deserto também possui variações de cores em suas flores. Estas podem aparecer nas cores: rosa, lilás, vermelho, branco com bordas escurecidas e até mesmo preta. Ou seja, elas agradam a todos os gostos.

Portanto, confira também: Como cuidar de cactos: conheça mais sobre o que precisa para que se desenvolva

Rosa do deserto
Rosa do deserto: uma bela flor para jardins e varandas / Fonte: Pixabay

Como cuidar de uma rosa do deserto

Por ser uma planta de clima quente, a rosa do deserto ama o sol. Por esse motivo, ela  precisa ficar exposta aos seus raios ao menos 4 horas por dia, caso contrário, sua floração será prejudicada. Além disso, uma das principais causas de morte dessa planta se dá pelo acúmulo de água em seu substrato. Por isso, é preciso que este seja bastante arejado e com boa drenagem.

Como regar esta flor

Ademais, toda planta gosta e precisa de água, e a rosa do deserto também. Nesse caso, regue-a uma vez por semana durante o verão e a cada 15 dias no período de inverno. Mantenha a terra úmida, mas nunca permita que fique encharcada. Um truque para saber quando a planta precisa de água é colocar o dedo dentro de seu substrato, fazendo um buraquinho. Se estiver seco lá dentro, significa que sua rosa do deserto precisa de água. 

Ademais, leia também: Como fazer a polinização da pitaya; conheça o passo a passo para fazer manualmente e encher sua planta de frutos

 

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More