Anúncio

Lírio-da-paz: aprenda a cultivar a linda planta ornamental em 6 passos

Já pensou decorar o seu ambiente interno com um linda folhagem e flor ornamental?Confira tudo sobre o cultivo do lírio-da-paz

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 11 de fevereiro de 2022, por Raíly Fortunato – Se você é um amante da natureza e quer trazer um pouco mais de beleza e tranquilidade para sua casa, o lírio-da-paz é a escolha ideal. Essa planta é conhecida por suas flores coloridas e perfumadas, além de ser considerada uma planta de sorte e harmonia, trazendo positividade e boas energias ao ambiente.

Continua depois da publicidade

Assim, de modo a possuir a espécie ornamental decorando o seu espaço, é preciso aprender todas as dicas para cultivar a planta. Deste modo, acompanhe 6 passos neste artigo para ter lindos lírios-da-paz decorando e harmonizando sua casa.

1. Conheça o lírio-da-paz

O lírio-da-paz, conhecido cientificamente por Spathiphyllum wallisii, é uma planta perene, que pode atingir até 1 metro de altura. Seus longos caules são cobertos por folhas verdes e largas, que complementam perfeitamente as suas flores brancas, em formato de espadice. Ademais, a espécie faz parte da família botânica das aráceas, com origem na América do Sul.

Lírio-da-paz (reprodução Canva Pro)
Lírio-da-paz (reprodução Canva Pro)

2. Clima e temperatura ideal

O lírio-da-paz é uma planta típica de climas tropicais, por isso, prefere ambientes quentes e úmidos. No entanto, ele também pode ser cultivado em climas mais frios, desde que as condições de temperatura sejam adequadas. A temperatura ideal para o cultivo do lírio-da-paz deve ficar entre 20 e 25ºC.

Quanto à iluminação, segundo o site Casa, em 22 de novembro de 2022, a planta deve ficar sob luz indireta. Assim, escolha um local estratégico em sua casa, que tenha alta iluminação, mas sem a exposição direta dos raios solares na planta.

Imagem Casa
Imagem Casa

3. Irrigação

A rega é fundamental para o desenvolvimento saudável do lírio-da-paz. É importante regar a planta uma vez por semana, mantendo o solo sempre úmido, sem, no entanto, causar encharcamentos. Nesse sentido, é importante controlar a quantidade de água para evitar o excesso, que pode prejudicar o crescimento da planta.

Continua depois da publicidade

4. Preparo do substrato e escolha do vaso

O substrato ideal para o lírio-da-paz deve ser composto por terra, areia e húmus. Além disso, é fundamental escolher um vaso de tamanho adequado, que permita o livre desenvolvimento do sistema radicular da planta. O tamanho do vaso deve ser proporcional à altura da planta, permitindo que ela cresça saudável e bonita.

Continua depois da publicidade

5. Plantio em vasos

Após o preparo do substrato e a escolha do vaso, é hora de realizar o plantio do lírio-da-paz. É importante colocar uma camada de drenagem no fundo do vaso antes de adicionar o substrato, para evitar o acúmulo de água no fundo. Após colocar o substrato, é só adicionar a planta, fazendo uma pequena cova no meio do vaso, colocando a muda e finalizando com a regadura.

Lírio-da-paz (reprodução Canva Pro)
Lírio-da-paz (reprodução Canva Pro)

6. Propagação e adubação

Por fim, a propagação do lírio-da-paz pode ser realizada por divisão de touceiras ou por sementes. Embora, o Casa & Agro recomenda o primeiro método, pois garante o desenvolvimento mais otimizado da sua plantinha. 

Quanto à adubação, é importante adicionar um adubo orgânico, como húmus de minhoca ou farinha de ossos, uma vez por mês, durante o período de crescimento da planta. Isso vai garantir um desenvolvimento saudável e a profusão de flores.

Em resumo, o lírio-da-paz é uma planta incrível, que traz beleza, harmonia e positividade para o ambiente. Basta seguir as dicas e cuidados básicos para garantir um cultivo de sucesso e transformar sua casa em um jardim de lírios-da-paz.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More