Anúncio

Como cuidar de violetas: veja dicas simples para cultivar em casa

Descubra como trazer a beleza das violetas para o seu quintal

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 10 de fevereiro de 2023, por  Lídia Meireles – As violetas são perfeitas para quem tem pouco espaço e, ainda assim, não abre mão de uma plantinha. Trata-se de uma espécie de pequeno porte que cresce em média 30 centímetros. Ou seja, você poderá cultivá-la mesmo em uma casa pequena.

Continua depois da publicidade

Ela é de origem africana e gosta de  áreas úmidas, porém, você não deve colocar suas violetas no banheiro. Apesar de apreciar a umidade, esse tipo de ambiente não poderá oferecer a luz que ela precisa para se desenvolver. Nesse sentido, se você quer ter uma linda coleção é necessário saber cuidar. Veja a seguir, como fazer isso de forma fácil.

Continua depois da publicidade
Como cuidar de violetas: veja dicas simples para cultivar em casa - Reprodução Canva
Como cuidar de violetas: veja dicas simples para cultivar em casa – Reprodução Canva

Como cultivar violetas

O ideal para começar é comprar as mudas prontas e, a partir daí, multiplicá-las. Para isso você poderá dividir uma muda em dois ou três maços. Feito isso, coloque a muda em um vaso com terra rica em matéria orgânica. Agora, é só regar com água abundante.

Continua depois da publicidade

Na hora de escolher o vaso ideal, dê preferência aos recipientes de barro, tendo em vista, que eles podem drenar água com mais facilidade. Não se esqueça que manter o solo úmido é diferente de encharcá-lo. Mas para não errar, é bom tocar a terra com o dedo sempre que for regar, dessa forma, você saberá se é o momento certo de molhar.

Como fazer violeta florir

 Sem dúvida, o momento da floração é a parte que mais gostamos no cultivo, não é mesmo? E para isso, é muito importante que você coloque suas violetas em um local onde ela recebe luz indireta, conforme observou Keila Bis, em matéria escrita para o site Casa Abril, no dia 20 de dezembro de 2016.

Ademais, por se tratar de uma espécie delicada, é vital resguardá-las do vento. Já nos períodos de friagem, é necessário manter suas violetas protegidas. A adubação, por sua vez, deverá ser feita em média de uma a duas vezes por mês.

Como cuidar de violetas: veja dicas simples para cultivar em casa - Reprodução Canva
Como cuidar de violetas: veja dicas simples para cultivar em casa – Reprodução Abril

Como molhar violetas

Com certeza você já viu aquela penugem na folha da planta; ela lembra um veludo. Pois bem, isso não é por acaso; é a mãe natureza disposta a revelar os seus mistérios. É simplesmente uma maneira de evitar o acúmulo de água nas folhas. Ou seja, um aviso para você regar apenas a terra.

Ter esse cuidado na hora de regar as violetas é imprescindível para, assim, evitar  a proliferação de fungos e bactérias. Consequentemente, você terá uma coleção de plantas saudáveis. E por falar em coleção, você sabia que existem pelo menos mil variedades dessa planta? Pois bem, estas variações estão entre as cores e formato das flores.

Pó de café nas violetas

Talvez você não saiba, mas o pó de café não possui nutrientes, por isso, é uma boa ideia colocar nas plantas. Além de aproveitar algo que iria para o lixo, ele serve para manter a terra mais aerada. Com isso, será mais fácil drenar a água da terra e, ao mesmo tempo, mantê-la úmida.

Por fim, para tornar o cuidado com suas plantas mais fácil e prazeroso, é só aproveitar todo o conteúdo do blog Casa e Agro. Aqui, além do cultivo de violetas, você poderá aprender tudo sobre hortas, flores e jardins. São dicas fáceis que certamente vão te ajudar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More