Anúncio

Não é apenas uma bebida refrescante: o suco de tamarindo é um combo de vitaminas e minerais que você deve consumir

Refrescante, saboroso e cheio de benefícios para a sua saúde

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Sucos, quando naturais, são ótimas e eficientes opções para hidratação e alimentação. Isso porque, além das quantidades de água, vários nutrientes são dispostos, favorecendo nosso metabolismo e melhorando nossas funções orgânicas. Assim, hoje, 10 de fevereiro, no Casa & Agro, do Tecnonotícias, você aprenderá uma receita saborosa de suco de tamarindo.

Continua depois da publicidade

“Suco de groselha, que parece com limão, mas tem gosto de tamarindo”. Esta frase é ilustre para quem costumava assistir “Chaves”, o famoso seriado mexicano que muitos brasileiros amam. Embora não muito conhecido, o suco de tamarindo guarda em si uma série de propriedades a sua dieta.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Descubra porque todo mundo está consumindo o suco de couve; conheça os benefícios e quanto tempo começa fazer efeito

Continua depois da publicidade
Suco de tamarindo (Reprodução Canva Pro)
Suco de tamarindo (Reprodução Canva Pro)

Benefícios do suco de tamarindo

A fruta é rica em propriedades essenciais ao nosso organismo. Primeiro, vale listar que uma das funções orgânicas onde o tamarindo mais atua é na formação de fezes e urina. Se seu problema é constipação ou se sente inchado por retenção de líquidos, vale a pena apostar nas vantagens do suco de tamarindo.

Vitaminas e minerais não faltam. Além da famosa vitamina C, várias do complexo B também são parte da composição do tamarindo. Ademais, também se encontra ferro em sua composição, e não é qualquer ferro, já que este tem sua absorção facilitada na presença da já citada vitamina C.

Por fim, as proteínas também são abundantes na fruta, uma ótima opção para veganos e vegetarianos. Além disso, saciedade e a redução da compulsão alimentar, são clássicos efeitos do consumo regular do tamarindo. Isso significa uma “mão na roda” para quem objetiva perder peso e praticar exercícios físicos.

Veja, ainda: Suco de ora-pro-nóbis com limão; confira porque a bebida se tornou a queridinha da alimentação; benefícios e como fazer

Mãos à obra: como fazer o suco 

Para se aproveitar dessa gama de propriedades nutritivas que o suco de tamarindo oferece, vamos à receita. É tudo muito simples, sem segredo, sem dificuldades. Para tal, você necessitará dos seguintes ingredientes:

  • 500 gramas de tamarindo;
  • 1 litro e meio de água fervente;
  • 250 ml de água filtrada gelada.

O passo inicial é descascar os tamarindos e colocá-los em uma tigela, para, em seguida, cobrir tudo com a água fervente. Após a adição da água fervendo, cubra toda a tigela com papel alumínio e aguarde por duas horas.

Após isso, esprema as frutas, coe tudo utilizando uma peneira, adicione a água gelada e leve ao liquidificador para bater. Se preferir, adoce e está pronto o seu suco. Vale a pena, ainda, ressaltar que açúcar demerara, mascavo e mel são opções melhores que o açúcar refinado. Afinal, lembre-se que o objetivo do suco de tamarindo é cumprir uma função benéfica ao seu organismo.

Portanto, veja: Pode congelar abacate maduro? Saiba agora se a fruta perde os nutrientes congelando e aprenda qual a melhor forma de armazenar corretamente

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More