Anúncio

Quiabo em conserva: aprenda a fazer esse fruto de uma forma que nunca fez antes

Conserve esse alimento por mais tempo e ainda tenha um delicioso aperitivo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Muito quiabo em casa? Então, aprenda como fazer quiabo em conserva de forma rápida. Assim, terá um delicioso aperitivo para acompanhar sua salada e para comer puro também. Então, hoje, 30 de janeiro, o Casa & Agro, do Tecnonoticias, te ensina.

Continua depois da publicidade

A conserva é uma excelente alternativa para armazenar os alimentos, além de dar aquele gosto especial que dificilmente terá parecido comendo o alimento in natura. Com o quiabo não é diferente, já que a conserva desse vegetal proporciona um tipo de picles fresco maravilhoso. Por isso, acompanhe, a seguir, o passo a passo para preparar quiabo em conserva.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Berinjela em conserva: saiba como fazer com azeite ou sem

Continua depois da publicidade
Quiabo em conserva (Reprodução Canva Pro)
Quiabo em conserva (Reprodução Canva Pro)

Como fazer quiabo em conserva 

Antes de tudo, vale ressaltar que a quantidade de ingredientes complementares vai depender de pessoa para pessoa. Por exemplo, caso você goste da conserva mais salgada, acrescente mais sal, de acordo com a quantidade de quiabos que você vai fazer.

Ingredientes:

  • Quiabos frescos;
  • Gengibre;
  • Alho;
  • Vinagre de álcool.

Modo de preparo:

Antes de tudo, lave o quiabo e leve ao fogo em uma panela com água. Quando começar a fervura, deixe por mais 5 minutinhos cozinhando.

Enquanto isso, esterilize o pote de vidro que irá receber a conserva. Para isso, inunde o pote e a tampa em uma panela com água fervente e deixe por cerca de 10 minutos. Esse tempo é necessário para matar todos os micro-organismos.

Em seguida, deixe o quiabo escorrendo em um escorredor de massas e, logo depois, corte a cabeça e a pontinha de cada quiabo, ou seja, pedaços das suas extremidades. Também, corte o gengibre e as cabeças de alho em rodelas para adicionar à conserva.

Agora, insira os quiabos, as rodelas de gengibre e de alho, um pouco de sal no pote esterilizado. Feito isso, encha metade do pote com água fervente e a outra metade complete com vinagre de álcool.

Vale salientar que o vinagre de gengibre também pode ser colocado e ele garante um gosto ainda melhor à conserva. Por fim, feche bem e chacoalhe o pote para os ingredientes se misturarem e leve para a geladeira.

A conserva pode ser ingerida no dia seguinte e pode permanecer preservada fresca por até 3 meses na geladeira. Para conferir um sabor ainda melhor, pode-se adicionar à conserva outros temperos, como a pimenta, paus de canela, cravos-da-Índia, coentro, entre outros.

Veja, ainda: Como conservar maçã cortada? Truques fáceis para preservar por mais tempo

Como deixar a conserva fresca por mais tempo

Além de fazer a esterilização do pote ensinada acima, outros cuidados devem ser tomados para que a conserva de quiabo não estrague. Sendo assim, é essencial, ainda, toda vez que for pegar o ingrediente da conserva, usar talheres esterilizados.

Além do mais, é preciso deixar a conserva na geladeira ou em ambiente arejado. A conserva exposta ao sol e o calor ajudará na proliferação de impurezas. Por fim, é imperioso usar produtos frescos para fazer o quiabo em conserva, já que eles serão literalmente conservados.

Portanto, veja: Abacaxi com azeite de oliva: veja para que serve e como fazer esse remédio caseiro

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More