Anúncio

Higienizar os ovos antes de guardar na geladeira: dicas essenciais para garantir uma melhor conservação

Descubra como aumentar o prazo de validade dos ovos e tenha mais segurança na hora de consumi-los

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


O ovo é um item essencial nas listas de compras. Afinal, além de ser uma rica fonte de proteínas, esse alimento é ingrediente fundamental em várias receitas. Contudo, uma dúvida que várias pessoas têm é se devemos higienizar os ovos antes de guardar na geladeira. Então, continue com o Casa & Agro do Tecnonotícias, neste dia 06 de fevereiro de 2022, e descubra a resposta.

Continua depois da publicidade

Antes de saber se devemos higienizar os ovos antes de guardar na geladeira, é importante entender que na gema encontra-se a salmonella. Entretanto, muita gente pensa que ela está presente na casca, mas não. A boa notícia é que o calor do cozimento elimina essa bactéria.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais:  Qual é a diferença do ovo branco para o marrom: acabe de uma vez por todas com suas dúvidas

Continua depois da publicidade

Como higienizar ovo antes de guardar na geladeira

Pois, então, devemos ou não higienizar os ovos antes de guardar na geladeira? A resposta é não. Isso porque ele possui, naturalmente, uma película que protege o seu interior contra a entrada de bactérias. Ao lavar a casca, é possível que se retire essa proteção, deixando o ovo suscetível aos males externos.

Desse modo, ao chegar das compras, higienize-o antes de guardar na geladeira apenas com um papel toalha, ou seja, limpe a seco. Em seguida, coloque em um pote de vidro ou plástico com tampa. Por fim, depois desse processo, lembre-se de lavar bem as mãos.

Portanto, confira também: Quantas calorias tem um pão com ovo? Saiba todos os benefícios do queridinho do país

higienizar os ovos antes de guardar na geladeira
Higienizar os ovos antes de guardar na geladeira: dicas essenciais para garantir uma melhor conservação / Fonte: Pixabay

É realmente necessário limpar o ovo antes de guardá-lo na geladeira?

Todavia, por mais que não seja realmente necessário limpar o ovo antes de guardá-lo na geladeira, são precisos alguns cuidados. Além das instruções citadas acima, é recomendado lavá-los somente no momento do uso. Para isso, há duas opções:

  • Lavar em água corrente – Nesse caso, sabendo que usará o ovo logo em seguida, retire-o da geladeira e lave em água corrente;
  • Deixar de molho – Já a segunda opção é um pouquinho mais demorada. Mas, se você tem paciência para esperar, coloque os ovos de molho em uma mistura de água e algumas gotas de água sanitária. Deixe-os de molho entre 10 a 15 minutos e, em seguida, lave-os normalmente.

Por fim, agora que sabemos o porquê não é necessário higienizar os ovos antes de guardar na geladeira, lembre-se sempre de lavar as mãos após manuseá-los. Por fim, nada de deixar esse item cru ou mal cozido. Busque sempre cozinhá-lo bem para eliminar a bactéria da salmonella.

Ademais, leia também: Como fazer ovos de codorna em conserva: economize na hora do aperitivo ou de incrementar a salada

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More