Anúncio

Como saber se o mel é puro: dicas simples e fáceis que te ajudarão na hora da compra

Não seja enganado, compre o produto sem misturas

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Para começar, o mel, juntamente com o vinho e o azeite de oliva, estão entre os alimentos que mais sofrem falsificação. Mas, se você também adora mel, seja no chá, no pão, nas frutas ou como você preferir, esta matéria é para você. Isto porque hoje, 21 de janeiro de 2022, o Casa & Agro do Tecnonotícias, vai te mostrar como saber se o mel é puro ou falsificado.

Continua depois da publicidade

As abelhas levam um certo período até produzir esta iguaria doce e saborosa, e por isso, muitos produtores acabam falsificando o alimento para aumentar a quantidade de venda e, assim, o valor arrecadado. Dessa forma, é essencial que você esteja atento em como saber se o mel é puro ou falsificado.

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Chás para dormir: saiba quais são os melhores e aprenda a fazer

Continua depois da publicidade

Qual a diferença do mel puro para os demais

Para ser considerado puro, o mel não pode ter passado por nenhum processo de aquecimento, adição de produtos ou ter sido filtrado. Isto acontece porque muitos produtores, com o objetivo de alterar o mel e assim obter mais lucro, adicionam alguns ingredientes ao produto puro. Entre os mais comuns estão: água, amido de milho, xarope de açúcar, melado, xarope de milho e até mesmo açúcar invertido.

Dito isso, você deve estar se perguntando, afinal, como saber se o mel é puro? Pois bem, além de não possuir misturas, para ser considerado mel puro, a colmeia não pode ter sofrido com uso de agrotóxicos. Para isso, o apiário deve estar a pelo menos três quilômetros de distância de grandes plantações tradicionais. Para finalizar, outro fator levado em consideração é que as flores as quais o mel foi produzido sejam nativas ou de agricultura orgânica. Informações estas que devem constar no rótulo do produto.

Portanto, confira também: Banana com mel engorda? Saiba agora do que essa combinação é capaz

Saber se o mel é puro
Como saber se o mel é puro: dicas simples e fáceis que te ajudarão na hora da compra / Fonte: Pixabay

Como reconhecer

Em primeiro lugar, você deve comprar o mel em um estabelecimento confiável, onde é possível saber a origem e procedência do alimento, bem como de que forma o produto chegou até ali. Ademais, caso o mel não tenha sido colhido e conservado da maneira correta, ele certamente sofrerá uma adulteração natural, ficando impróprio para consumo.

Por fim, para facilitar o processo de como saber se o mel é puro, nunca esqueça de ler o rótulo do produto e realizar o teste da água. Este teste consiste em encher um copo com água e despejar ali uma colher de sopa do mel. Então, se o alimento for verdadeiro ele descerá e ficará no fundo do copo. No entanto, se o produto estiver adulterado irá se diluir na água.

Ademais, leia também: Chá de limão com mel: aprenda como fazer e conheça os benefícios dessa poderosa infusão

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More