Anúncio

Como fazer fermento natural: uma forma simples de deixar as suas receitas ainda mais saudáveis

Deixe seus pães e bolos caseiros ainda mais naturais

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Também conhecido como levian, massa lêvada, pasta madre, entre outras denominações, o fermento natural é um ingrediente utilizado na produção de pães e bolos. Ele diferencia-se dos demais por conta de seu modo de preparo, que leva apenas dois ingredientes e uma boa dose de paciência. Por isso, se você gosta de receitas caseiras, acompanhe a leitura, porque hoje, 26 de janeiro, o Casa & Agro do Tecnonotícias vai ensinar como fazer fermento natural

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, não custa lembrarmos que o fermento natural faz parte da humanidade há mais de 5.500 anos. Ou seja, sua importância histórica é muito grande. Dito isso, passaremos ao que tanto interessa: como fazer fermento natural

Continua depois da publicidade

Assim, leia mais: Como guardar fermento biológico seco: aprenda agora o jeito correto de fazer isso

Continua depois da publicidade

Aprenda agora como fazer fermento natural em casa 

Para fazer o fermento, você precisará apenas de dois ingredientes: farinha de trigo e água. Nesse caso, misture 2 colheres de sopa de água e 3 colheres de farinha em um recipiente de vidro bem limpo. Mexa por cerca de 5 minutos e, em seguida, cubra o recipiente e deixe a mistura descansar por 24 horas.

Então, agora é o momento em que acrescentamos uma boa dose de paciência. Isso porque você terá de repetir esse processo por sete dias. Após o tempo, começarão a surgir cada vez mais bolhas na superfície da mistura de farinha e água. Quer dizer que seu fermento está pronto para uso. 

Portanto, confira também: Benefícios do bicarbonato de sódio: conheça para que serve e suas vantagens

Como fazer fermento natural
Como fazer fermento natural: uma forma simples de deixar as suas receitas ainda mais saudáveis / Fonte: Pixabay

Onde pode ser usado o fermento natural

Além de aprender a fermento em casa, você precisa saber em quais receitas pode utilizá-lo. E para sorte de todos, isso não tem mistério. Quer dizer, este fermento é de uso simples em quase todas as receitas. Entre as principais: pães, bolos, panetones e até cookies.

Ademais, até mesmo o descarte (camada de líquido que surge na parte de cima) do fermento, pode ser utilizado em receitas. É possível aplicá-lo em pão de mel, empadas e até mesmo em bolos. 

Os benefícios do fermento feito em casa

O fermento natural tem muito a oferecer para nossa saúde. Um bom exemplo é sua capacidade de reduzir o índice glicêmico dos pães. Além disso, o consumo de alimentos com esse ingrediente beneficia os intolerantes a glúten, visto que é de fácil digestão. Agora que você já sabe como fazer fermento natural, é só aproveitar.

Ademais, leia também: Deixar o pão francês fresco: sabor e textura de novo o tempo

Carregando comentários aguarde...
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More