Anúncio

Como acalmar o cachorro na hora dos fogos do Ano Novo? Truques fáceis para proteger seu pet

Aprenda a cuidar dos pequenos nesse momento tão desesperador para eles

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Embora em muitos locais a queima de fogos com barulho seja proibida, ainda é comum essa prática legal ou ilegalmente em muitas regiões do Brasil. Com isso, as festas de fim de ano são uma verdadeira tortura para os animais, especialmente para os cachorros. Dessa forma, neste dia 30 de dezembro, você aprende, aqui no Casa e Agro, do Tecno Notícias, como acalmar o cachorro na hora dos fogos.

Continua depois da publicidade

Sabe-se que os cachorros possuem não apenas um bom olfato, mas também uma boa audição. Com isso, o ruído dos fogos é extremamente desconfortável para eles, que ficam desesperados e com medo. Sem contar que podem fugir, machucar e até mesmo perder a vida. Por isso, aprenda como acalmar o cachorro na hora dos fogos e proteja-o dessa situação com as dicas que daremos a seguir.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Como Tirar Cheiro De Ovo Do Pudim? Dicas De Ouro Para Você Nunca Fazer Errado

Continua depois da publicidade
Como acalmar o cachorro na hora dos fogos do Ano Novo Truques fáceis para proteger o pet (Reprodução Canva)
Como acalmar o cachorro na hora dos fogos do Ano Novo (Reprodução Canva)

Como acalmar o cachorro na hora dos fogos

Antes de tudo, é preciso cuidar e preparar o ambiente. Sendo assim, certifique-se de que as portas e portões estejam muito bem fechados, pois o instinto do seu cachorro será fugir na hora do medo. Organize, previamente, o cantinho do seu animal, colocando a caminha ou a casinha no local da casa mais protegido do som. Lembre-se, ainda, de manter as janelas fechadas, abafando um pouco o barulho externo.

Um outro detalhe muito importante é usar protetores auriculares próprios para cachorro, os quais encontram-se facilmente em pet shops e lojas veterinárias. Contudo, seu cão precisa ser treinado a usar esses adereços previamente. Caso contrário, ele ficará ainda mais irritado na hora dos fogos.

Se você não for sair de casa, dê atenção para ele. Fique do lado e tente distraí-lo com petiscos, brinquedos ou brincadeiras. Ademais, se desejar, coloque um música tranquila no ambiente para ajudar a acalmar seu pequeno.

Se seu cachorro é daqueles que amam assistir paisagens e outro animais na TV, essa é uma boa opção também. Assim, deixe-a ligada com um música clássica tranquila, mas com volume alto, para ele. Contudo, não se esqueça de deixar a caminha ou casinha no mesmo local, caso ele queira se proteger.

Veja, ainda: Como Conservar Maçã Cortada? Truques Fáceis Para Preservar Por Mais Tempo

Calmante para cachorro

Se você já conhece muito bem seu pet e sabe que as dicas acima não funcionarão com ele, considere administrar um calmante. Entretanto, ressalta-se que tal conduta deve ser realizada somente por um médico veterinário, o qual, inclusive, vai orientar se isso é ideal para seu cachorro ou não. Prezando pela saúde e bem-estar do seu animal, jamais o faça por conta própria. Isso pode ser fatal!

Contudo, considere a alternativa mencionada acima apenas em última instância, pesando sempre o custo-benefício para seu cão. Atualmente, existem opções naturais, como os florais, que ajudam bastante a acalmar o animal sem prejudicá-lo.

Portanto, agora que já sabe como acalmar o cachorro na hora dos fogos, não deixe mais seu animalzinho passar por esse trauma durante o Ano Novo. Ademais, cobre das autoridades da sua cidade a proibição de tal prática. Isso ajudará não apenas os animais da cidade, mas também os idosos e outras pessoas que estão nos leitos hospitalares e sofrem com tal barulho.

Portanto, veja: Sobremesa para o Ano Novo fácil de fazer em casa: deixe sua ceia da virada incrível

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More