Anúncio

Como acabar com traça de livro: receitinha caseira para dar um fim nelas

Aprenda e elimine esses insetos de sua estante de livros

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Quase todas as casas já tiveram ou têm problemas com traças, não é mesmo? Por isso, hoje, 28 de janeiro, aqui no Casa & Agro, do Tecnonoticias, você encontra dicas eficientes para você se livrar de vez das traça de livro que, além de incomodar, danifica seus objetos de leitura.

Continua depois da publicidade

Elas surgem inesperadamente, quando você pega seu livro para ler, do nada percebe que as páginas de vários livros estão infestadas por traças. Se você está passando por esse problema, saiba que existem métodos caseiros eficazes para afastar a traça de livro definitivamente.

Continua depois da publicidade

Leia também: Sabonete líquido caseiro hidratante muito perfumado: aprenda a fazer em casa usando apenas 3 ingredientes

Continua depois da publicidade
Como acabar com traças de livro (Reprodução Canva Pro)
Como acabar com traças de livro (Reprodução Canva Pro)

Como acabar com as traças de livro

 Antes de tudo, você precisa identificar se esse bichinho que está no papel é realmente a traça de livro. Para isso, veja as seguintes características desse inseto e certifique se é ele o causador do problema.

As traças que ficam nos papéis são bem pequenas, com cerca de 2 mm de comprimento, com a parte do abdome mais cheinha. A maioria delas é meio branca, translúcida, cinza ou marrom. Observada essas características, siga os métodos para afastá-las.

Primeiro, é preciso fazer uma limpeza completa pelo ambiente. As traças gostam de ambientes úmidos, com mofo e sem ventilação. Então, para que seu ambiente não fique propício para elas, realize as seguintes instruções:

Jogue todo o produto infestado fora

Essa ação é essencial para acabar com a proliferação desses bichos. Geralmente, eles infestam potes de comida, então jogue-os fora imediatamente. Caso tenha algo que vc não possa jogar no lixo, separe para fazer uma limpeza profunda posteriormente.

Acabe com o mofo e o bolor

Se alguma parede ou móvel da sua casa está com mofo, é preciso que você o retire e limpe tudo. Esse ambiente mofado é perfeito para a proliferação das traças.

Acabe com a umidade excessiva

Observe se há vazamentos de água em sua casa e locais que ficam muito úmidos. Acabar com isso é fundamental para que as traças não sobrevivam.

Deixe seu ambiente arejado

Uma casa sem ventilação é perfeita para as traças ficarem, pois nesses locais a umidade é maior. Então, abra sempre as portas e janelas para o ar circular.

Leia mais: Abacaxi com azeite de oliva: veja para que serve e como fazer esse remédio caseiro

Receita caseira para acabar com as traças de livro

Primeiramente ferva, por cinco minutos, 300 ml de água junto de um punhado de cravos-da-Índia. Depois, deixe a solução abafada por 3 minutos, coe e coloque o líquido em um borrifador. Nesse mesmo recipiente, acrescente uma xícara (de chá) de álcool.

Feito isso, retire todos os livros e objetos da sua estante. Em seguida, passe um pano seco para retirar o excesso de poeira. Logo depois, borrife a solução por toda a estante ou armário que você guarda os seus livros e passe um pano úmido para limpeza.

Ainda, passe úmido com a solução de cravos-da-Índia e álcool em todos os seus livros e retire as traças de cada um deles. Para acelerar o processo, você pode borrifar, de mais longe para não molhar muito, as páginas ao ir passando uma por uma. Também, borrife a solução e limpe todos os outros objetos que ficam nesse armário.

Com tudo já limpo, em um saquinho de organza, adicione 2 unidades de canela em pau, 4 folhas de louro e 10 cravos-da-Índia. Posteriormente, feche os saquinhos e os coloquem em diferentes seções desse local que você armazena os livros. O ideal é trocar os saquinhos a cada 20 dias.

Fazendo tudo isso, certamente, você não terá mais traça de livro estragando seus objetos e dando aquele cheiro horrível em seus móveis. Então, faça a receita ensinada acima e se veja livre destes insetos.

Você também pode gostar: Pitaya: conheça os benefícios para a saúde e aprenda a identificar se a fruta é rosa ou branca por dentro

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More