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Benefícios do ovo: saiba como esse alimento pode contribuir para a sua saúde

Dicas, nutrientes e benefícios para você sempre estar ligado nos incríveis suplementos que nosso organismo precisa

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Revisado por: (Andreia Eliza)
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Como nós sabemos, os benefícios do ovo são inúmeros. Esse alimento é rico em vitaminas A, D, E. E como não podíamos deixar de falar sobre este assunto, hoje, 14 de outubro, o blog Casa & Agro do site Tecno Notícias, trouxe um esboço com excelentes informações sobre ovos.

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Ademais, entre os benefícios do ovo, podemos destacar sua excelência em zinco, selênio e magnésio, minerais antioxidantes importantes para o organismo. Por isso o consumo diário é essencial. Logo abaixo, veja quais são seus nutrientes e vantagens de uso para você ficar sempre ligado nos incríveis suplementos que nosso organismo precisa.  

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Nutrientes e benefícios do ovo

  • Bom para o cérebro;
  • Bom para gestantes;
  • Efeito antioxidante;
  • Ajuda a visão.

Considerado um alimento funcional, o ovo é rico em proteínas que tornam a digestão mais lenta. Assim, a sensação de saciedade também é prolongada. Além disso, como este processo digestivo é mais demorado, há maior gasto energético. 

Bom para o cérebro

O ovo é uma das principais fontes de colina na dieta. A colina, um componente relacionado ao complexo B, é importante para a memória na idade adulta. Isso porque protege as membranas celulares do sistema nervoso.

Bom para gestantes

A colina presente no ovo também é importante para as gestantes, pois reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto. Ela também é necessária para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral do pequeno. 

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Efeito antioxidante

O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides. Além disso, contém vitamina A e E, o ácido fólico, o zinco, o magnésio e o selênio. Assim, eles irão proteger as células das ações lesivas dos radicais livres e desacelerar o envelhecimento celular.

Ajuda a visão

Pois, o ovo possui as substâncias zeaxantina e luteína, carotenóides importantes. Eles têm efeito antioxidante e também protegem os olhos da ação da luz ultravioleta.

Quantidade recomendada

Então, a quantidade recomendada é de um a dois ovos por dia. Um ovo grande pesa cerca de 50 gramas, com 178 miligramas de colesterol. Isso equivale a cerca de 50 gramas que possuem 178 miligramas de colesterol.

 Consumo do ovo

A melhor maneira de consumir o alimento é cozido, pois assim, não há o acréscimo de gorduras e aumento de calorias. Ademais, você também consegue potencializar os benefícios do ovo e comer com saúde.

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